Um indígena foi morto na aldeia pataxó Novos Guerreiros, na região da Ponta Grande, em Porto Seguro, por volta das 17h deste sábado (23). Íris Braz dos Santos, 44 anos, estava em casa, produzindo artesanato, quando um homem invadiu o local e atirou.

Segundo apurou a reportagem do Radar 64, a mulher da vítima estava na casa da sogra, na mesma aldeia, e ao ouvir os disparos voltou correndo e o encontrou ferido.

O indio foi levado para uma unidade hospital, chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu e morreu durante a noite. A polícia investiga o crime.

Mês passado, um sobrinho do indígena foi assassinado a tiros nas proximidades da mesma aldeia. Vitor Braz Souza, 23 anos, tinha ido com outros membros da comunidade pataxó reclamar do som alto em uma casa onde acontecia uma festa. Ele foi baleado por um dos frequentadores.

Os pataxós

São um povo indígena brasileiro seminômade de língua da família maxakali, do tronco macro-jê. Apesar de se expressarem na língua portuguesa, alguns grupos conservam seu idioma original, a língua maxacali. Em 2010, os pataxós totalizavam 11 833 pessoas, segundo dados da Fundação Nacional de Saúde.