Mais uma turma dos cursos profissionalizantes para beneficiários do programa Bolsa Família e referenciados pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus, foi iniciada na segunda-feira (27), para a comunidade do Bairro Teotônio Vilela. Desta vez, são ofertados os cursos de Auxiliar de Fabricação de Pizzas e de Produção de Salgados e Folhados.

Cada turma terá 20 alunos, totalizando 40 pessoas, com duração de 15 dias. “Estamos muitos felizes, mais dois cursos estão sendo iniciados hoje, dando a oportunidade para as pessoas que querem se capacitar. Pensamos no desenvolvimento social e não apenas do assistencialismo”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva.

Os cursos são realizados pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com direito a certificado reconhecido nacionalmente, com aulas teóricas e práticas. “Espero ter um aprendizado melhor, me especializar na fabricação de Salgados e Folhados e abrir meu próprio negócio”, afirma Jaqueline Santos.

No dia 17 de setembro, serão atendidos os beneficiários do Cras Norte, com os cursos de Auxiliar de Doces e Conservas e de Panificação Básica. No dia 8 de outubro, começarão as aulas de Auxiliar na Fabricação de Pizzas e Produção de Salgados e Folhados no Cras Sul. E no dia 29 de outubro, serão iniciadas as turmas dos cursos de Auxiliar na Preparação de Doces de Conservas e de Confeitaria Básica, no Cras Olivença. Os interessados devem procurar o Cras mais próximo da sua residência.

Formatura – Na última sexta-feira (24), foi realizada a formatura da primeira turma, composta de 40 alunos, na área livre do conjunto residencial Moradas do Porto, do programa Minha Casa Minha Vida. Naquela comunidade, foram atendidos usuários do Centro de Referência da Assistência Social (Cras-Oeste). com cursos de Panificação e Confeitaria Básica.