Com o objetivo de efetivar projetos e parcerias para fortalecer a geração de emprego, por meio do incremento da atividade turística, o deputado estadual Eduardo Salles participou de audiências, nesta última quinta-feira (6), acompanhado pelo vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Ilhéus e presidente do grupo de comunicação Gabriela, Valderico Júnior, do diretor do CDL no município, Fred Vesper, e do ex-secretário municipal, Paulo Moreira.
O grupo se reuniu com os secretários estaduais de Comunicação e Turismo, André Curvello e José Alves, respectivamente, e discutiram a possibilidade de abertura de novos negócios, empreendimentos e eventos que impulsionem a economia de Ilhéus e região. As propostas também foram apresentadas ao vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, na manhã desta sexta-feira (7).
“A nossa intenção é criar oportunidades que movimentem o turismo em Ilhéus, principalmente em meses como outubro e novembro, período considerado de baixa estação. Estamos empenhados na geração de emprego e renda para a população”, explica o parlamentar.
Em reunião com senador Roberto Muniz e o presidente da Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), Jairo Vaz, foi abordada a importância do desenvolvimento regional e estratégias para o fomento à atividade turística. No encontro com o superintendente do Sebrae-Bahia e a gerente de políticas públicas do órgão, Adhvan Furtado e Cecília Miranda, foi discutida a parceria entre a CDL e o Sebrae para apoiar os micro e pequenos empresários de Ilhéus.
O vice-presidente da CDL, Valderico Júnior, apresentou aos secretários André Curvello e José Alves, a proposta para efetivação de um circuito baiano de rodeios, com 10 etapas, sendo que as três primeiras seriam realizadas em Ilhéus, Ipiáu e Una. A ideia é que o evento seja realizado entre o final do segundo semestre desse ano e o início de 2018.
“Solicitamos o apoio das secretarias de Comunicação e Turismo para que possamos ter a oportunidade de concretizar este projeto. Tivemos uma recepção muito boa dos secretários e ressaltamos a importância de movimentar a economia e favorecer os comerciantes de todos os municípios da região em um momento que o turismo não é tão forte, como nos meses de outubro, novembro”, acrescenta Salles.
Centro de Convenções de Ilhéus e Roteiro Turístico da Rota do Cacau e Chocolate
Durante a reunião com o secretário José Alves e seu chefe de gabinete, Benedito Braga, foi confirmada a reforma do Centro de Convenções de Ilhéus. Alves afirmou que a obra de reforma do equipamento está em ritmo acelerado e estão solucionando problemas de infiltração, conserto de telhado, forro, pintura, recuperação do sistema de ar condicionado e melhorias no sistema de combate a incêndio. Na área externa estão sendo feitos reparos no gradil, instalação de sinalização vertical e horizontal no estacionamento.
O valor do projeto está orçado em R$ 800 mil e após as obras será liberada a concessão de privatização. O objetivo é que uma empresa especializada no setor administre o Centro. José Alves afirmou que, em breve, será realizada uma manifestação de interesse, mas já há sinalização de empresas dispostas a administrar o equipamento.
O secretário de Turismo aproveitou a ocasião para informar que, durante a abertura do Festival do Chocolate, neste mês, será assinado um protocolo para implantação do roteiro turístico da Rota do Cacau e Chocolate e ressaltou que a iniciativa teve grande empenho do vice-governador João Leão para que seja concretizada. O documento será assinado pelas prefeituras de Ilhéus, Uruçuca, Itabuna, governo do estado e a Associação de Turismo da região de Ilhéus. Com isso, a Bahia terá a primeira estrada temática do Chocolate.
“Este é um sonho meu, desde a época que fui secretário de Agricultura e, junto com o ex-prefeito Jabes Ribeiro, Cacá Colchões, Marco Lessa, Henrique Almeida e todo nosso grupo político em Ilhéus, que começaram esse projeto, sempre tentamos concretizar esta iniciativa. Agora, veremos esse sonho ser transformado em realidade”, revela o deputado.
Foi citado ainda que, embora a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, possua uma estrada temática do chocolate, não existe cacau na atração gaúcha. A previsão é que sejam instalados portais na entrada e saída com sinalização e containers com ar condicionado, onde ficará o ponto de informação turística.
Zona de Processamento de Exportação de Ilhéus
João Leão convidou os representantes da CDL para participar da visita do grupo chinês a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Ilhéus, que irá ocorrer no próximo dia 14 de julho, e que também contará com a presença do deputado Eduardo Salles.
O grupo visitará a área a ser instalada a ZPE que, a partir da concessão de benefícios fiscais, deve atrair empresas para o local, gerando emprego e renda para toda a região. O vice-governador aproveitou para destacar a importância da CDL em apoiar a implantação do Shopping do Chocolate em Ilhéus.
Na oportunidade, o vice-governador apresentou o projeto da ponte Salvador-Itaparica, que foi aprovado, nesta quinta-feira (6), em Brasília, pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A ponte deve reduzir em mais de 100 quilômetros a distância entre Salvador e Ilhéus.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.