Atrações musicais locais e nacionais, homenagem a Kocó do Lordão, decoração de encher os olhos e um esquema de segurança elogiado pelos brincantes foram novidades que surpreenderam nativos e visitantes da 3ª edição do Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil. A festa, encerrada na noite de domingo, dia 30, na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, atraiu multidões nos quatro dias de sua realização numa área estimada em 26 mil metros quadrados.

Na tarde de ontem, a garotada que participou da festa dedicada ao público infantil promovida pela Prefeitura de Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e Secretaria de Esportes e Lazer não esquecerá o brilho e a alegria do evento que contagiou a todos. Foi mais uma edição do Itapedrinho.

“Foi um momento muito especial, feito especialmente para a família trazer os filhos pequenos. A programação foi pensada em cada detalhe e ficamos muito felizes porque o público se fez presente em massa e participou”, disse o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini.

Na abertura, o evento contou com a animação do mascote do Ita Pedro, o popular Zé Cachoeira, que chegou fazendo sucesso entre a garotada. O personagem Woody, do Toy Story, também não deixou uma criança quieta, todas querendo se aproximar. E para aqueles que gostavam de um look especial, teve até pintura facial para meninos e meninos com o tema do São Pedro.

Os meninos já saiam prontos com barba e bigode enquanto as meninas ganharam uma maquiagem junina, típica da época. “Gostei muito dessa opção de maquiagem para os meninos, porque nós mães não temos muita opção para arrumar os filhos e aqui encontramos esta opção e de graça”, disse Valéria Conceição, mãe de Kauã.

E a programação foi intensa. O Teatro e Fantasia, por exemplo, fez uma apresentação do Casamento na Roça enquanto a Turma da Patrulha Canina também marcou presença no palco do Itapedrinho. Quem não poderia deixar de levar toda alegria e animação de sempre foi a turma do Bananóides, e ainda teve espaço para o Concurso da Rainha e o Rei do Milho.
Já a festa dos balões foi um show à parte e ainda teve a presença dos Vingadores com Homem Aranha, Hulk, Mulher Maravilha, Thor, Batman, Capitão América e Performan Robô. E os palhaços Pirulito e Paçoca levaram aquela alegria para a criançada, seguido do Roblox!

Vale lembrar que parcerias importantes com a iniciativa privada também foram fundamentais para garantir o sucesso do Ita Pedro – 2024 e do Itapedrinho. São eles: Atakarejo, Plansul, Devassa, Rota Transportes, Oásis Rede de Postos, Brasil Nutri Ambiental, Águia Branca, Alcif Mais e Camarote Garden.

“QUERO MAIS”

Na madrugada de sábado, dia 29, o público só arredou pé depois que a Banda Caxangá, a última atração da festa deixou o palco, já na manhã de domingo. O cantor Gusttavo Lima levou o público ao delírio enquanto Pablo e Joelma também não deixaram por menos com seus ardorosos fãs que cantaram seus sucessos a plenos pulmões.

O público feminino até tentou fazer o jogo de cabelo típico da cantora paraense da Banda Calypso, mas tinha tanta gente que faltou espaço para a coreografia diante do recorde de público que superou 180 mil pessoas de acordo com a Polícia Militar da Bahia. E não faltou fôlego para as atrações que vieram a seguir como Trio da Huanna, Virgulino do Forró, Rian & Girotto, Otávio Mateus, Batista Lima, Paulo Neto, Caxangá, Dorgival Dantas, A Tarraxada e Cris Lima.

O presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que cumpriu a orientação do prefeito Augusto Castro (PSD), para promover a maior e a melhor festa junina de todos os tempos. “Não poupamos esforços, tempo, dedicação e trouxemos as melhores atrações musicais, além de uma estrutura inovadora que por certo agradou itabunenses e visitantes que chegaram de várias regiões do estado”, destacou.

Ele frisou ainda que não existe termômetro melhor para medir o sucesso da festa do que a presença maciça do grande público que tomou conta da cidade, lotou restaurantes, esgotou as reservas na rede hoteleira, pousadas e meios de hospedagem se compareceu todas as noites da festa. Aldo também lembrou a homenagem especial ao cantor músico Kocó da Banda Lordão, que inclusive foi bem elogiada pelo público. “Sem dúvida uma linda e justa homenagem a ele que nos deixou recentemente”, disse Aldo.

A 3ª edição do Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil trouxe ainda uma surpresa que encantou muita gente: Tirolesa Itinerante montada no circuito da festa. “Sabia que existia, mas eu nunca tinha visto uma de perto. Foi muito legal, diferente e completou os atrativos desta festa grandiosa. Os organizadores estão de parabéns por pensarem em cada detalhe”, contou o representante comercial Joadson Jackosn Pedreira. “Ficou um gosto de ‘quero mais’ diante de tantas atrações e novidades”, acrescentou.

Pela estimativa da coordenação do Programa Recicla Itabuna, mais de cinco toneladas de materiais recicláveis foram coletadas durante a festa no projeto “AACRRI-Ita Pedro Solidário” executado pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRI) em parceria Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE) do Governo da Bahia, Prefeitura – Projeto Recicla Itabuna, FICC, CVR Costa do Cacau, O Boticário, Ministério Público do Trabalho (MPT), Biosanear e Defensoria Pública do Estado da Bahia, através do Programa Mãos que Reciclam.

Somente no sábado, dia 29, foram recolhidos 46 bags de materiais, inclusive ocasionando problemas à coleta. “A quantidade de vidro, latinhas, papelão, etc., foi muito grande, muito acima das estimativas”, disse um dos coordenadores do projeto “AACRRI-Ita Pedro Solidário”, lembrando que apenas no primeiro dia foram 1.183kg, sendo 1.100kg entre alumínio e plástico
e 83kg de vidro.

“Os agentes ficaram bastante satisfeitos com o resultado da ação especial e ainda mais com a festa do Ita Pedro 2024”, disse o coordenador do Programa Recicla Itabuna e secretário municipal de Governo, Rosivaldo Pinheiro. Ele lembrou que neste ano, cerca de 500 ambulantes comercializaram bebidas e comidas sem a cobrança de nenhuma taxa pela Prefeitura.