Começa a reviravolta nas articulações rumo a presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Na sessão desta terça-feira, 06, o PDT admitiu publicamente apoiar o candidato Ivo Evangelista (PRB). “Pela composição da nova câmara eleita de Ilhéus, Ivo é o mais preparado para conduzir o legislativo ilheense a partir de 1º de janeiro. E, com certeza fará uma gestão transparente e sem os vícios do passado”, afirmou Cosme Araújo, presidente do PDT local.

Ivo Evangelista já tem garatido´os três votos do PDT; já começou a discutir e apresentar suas propostas de gestão para o biênio 2017/2018 (é o único candididato a presidente que tem um programa de gestão para a Câmara). Têm apalavrado o compromisso do vereador Nerival Reis; Na sexta-feira buscará uma conversa-reunião com Jabes Ribeiro, Aldemir Almeida, Tarcisío Paixão e Jamil Ocké; No sábado vai sentar com o vereador eleito, Paulo meio-kilo e o presidente do PV, José Vitor. O vereador Ivo já conta aproximadamente com 7 votos e torna a eleição da Câmara totalmete indefenida, já que cinco candidatos continuam indecisos. “Em eleição de presidente de Câmara de vereadores tudo é possível, principalmente em Ilhéus”, alfineta Ivo.

Para presidir a Câmara Municipal de Ilhéus, de fato, é preciso um parlamentar de experiência que tenha a missão de mudar o conceito que a população tem por este poder. Há décadas que o Poder Legislativo desta cidade tem sido vítima de pilhagem por parte de maus gestores. Irresponsabilidades e até mesmo falta de conhecimento na condução dos trabalhos camerais. Mesmo sendo do PRB, um partido que na teoria se diga ser oposição ao prefeito aleito, Marão (PSD), nada impede que a condução seja trabalhada de forma que o interesse público mantenha a supremacia sobre o particular.

O Vereador Ivo Evangelista sabe e entende muito bem que na gestão do parlamento não há liberdade nem vontade; há responsabilidade com a coisa pública. E, neste momento nada mais justo que a partir de janeiro a Casa de leis seja presidida por quem conhece de proposições, de tramitações, lei orgânica e especialmente o regimento interno. Uma pessoa que tenha bom-senso.

Junto com Cosme Araújo (PDT) e Professor Gurita (PDB), Ivo Evangelista é considerado o maior propositor da história do parlamento ilheense. Ivo é o criador do Gabinete Itinerante na cidade de Ilhéus e tem o maior índice de assiduidade em sessões na Câmara de Ilhéus.

HISTÓRIA DE VIDA:

IVO EVANGELISTA DOS SANTOS, nascido em Ilhéus é filho de uma dona de casa e de um construtor de barcos. Comerciante, casado com Regina Célia Magalhães há 25 anos e tem um casal de filhos: Jéssica e Luiz Filipe. Residente na zona sul, estudou em escola pública, onde fez o ensino fundamental na Escola Estadual Padre Luiz Palmeiras e o ensino médio no CIERG-Centro Integrado de Educação Rômulo Galvão, hoje Colégio Militar de Ilhéus, fazendo parte do grupo de liderança do grêmio estudantil, com participação em diversas atividades promovidas pelo grêmio. Atualmente formado em Gestão Pública pela UNOPAR e graduando do curso de direito.

Ingressou cedo no mercado de trabalho e como membro do SINDICACAU, participou ativamente de lutas classistas em defesa das bandeiras salariais. Fez parte da diretoria da AFC-Associação Atlética COOPERCACAU onde atuou desenvolvendo atividades voltadas para o desporto. Também trabalhou no Polo Moageiro de Cacau, na COOPERCACAU foi conselheiro de saúde trabalhando em favor do controle social, diretor social do CAC-Centro de Ação Comunitária de Ilhéus, desenvolveu diversos projetos sociais em comunidades carentes.

Na condição de evangélico, o parlamentar usou a sensibilidade humana e encampou importantes lutas em defesa dos mais necessitados, realizando um excelente trabalho á frente da presidência da ABC Associação Beneficente Cristã na região, entidade de abrangência nacional responsável pelo projeto da Fazenda Canaã, localizada na cidade de Irecê-Ba, cujo idealizador foi o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e atual Senador pelo PRB Marcelo Crivella.

Sua trajetória política surgiu em 2000, e seu primeiro mandato como vereador, no período de 2001-2004, foi marcado por diversos projetos de lei e indicações, com atenção especial voltada para a área social, no sentido de assegurar o acesso à educação para todos, saneamento básico nas comunidades mais carentes, geração de emprego e renda, recursos ambientais, habitação, saúde e combate à violência.

No último dia 02/10, Ivo foi reeleito vereador no município de Ilhéus, com l.544 votos, num percentual de 1,64 dos votos válidos.

Fonte: www.jornaldoradialista.com.br