A Série B do Baianão 2018 já está na reta final da sua primeira fase. Neste final de semana, três partidas serão realizadas pela 8ª de dez rodadas da fase de classificação.
No sábado (28), abrem a rodada Galícia x Conquista, às 16h, em Pituaçu, e Atlético x Teixeira de Freitas, às 18h, no Antônio Carneiro. Já no domingo (29), Colo-Colo e PFC Cajazeiras se enfrentam no Mário Pessoa, em Ilhéus, às 15h.
Nesta quinta-feira (26), a Federação Bahiana de Futebol divulgou a arbitragem para os confrontos. O sorteio dos árbitros foi realizado na sala da CEAF-BA, nas presenças do presidente de Honra da CEAF-BA, Wilson Paim; da funcionária da FBF, Nayane Queiroz; e dos árbitros Diego Pombo Lopez e Emerson Ricardo Andrade.

COLO COLO X PFC CAJAZEIRAS DATA: 29/04/18 HORA: 15:00
COMPETIÇÃO: CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL SÉRIE “B” – EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: PROFISSIONAL
CIDADE: ILHÉUS ESTÁDIO: MUNICIPAL MÁRIO PESSOA
ÁRBITRO: JAILSON MACÊDO FREITAS DE: CBF – da cidade  de SALVADOR
ASSISTENTE 01: MARCOS WELB ROCHA DE AMORIM DE: CBF/FEIRA DE SANTANA
ASSISTENTE 02: EDEVAN DE OLIVEIRA PEREIRA DE: CBF/ITAMBÉ
4º ÁRBITRO: EZIQUIEL SOUSA COSTA DE: FBF/MACARANI

HISTÓRICO

Jailson é natural de Sapeaçu, na Bahia, tendo se formado em árbitro em 1997 e entrado na CBF dois anos depois. Foi promovido a aspirante FIFA em 2008 e saiu no final 2009 por ter atingido o limite de idade na categoria. Jailson tem 47 anos e é professor de Educação física. 

Dono de uma brilhante carreira, Jailson Macedo Freitas atingiu uma marca histórica no futebol nacional. Em julho de 2017  ele comandou seu 100º jogo de Série A do Campeonato Brasileiro.

O número expressivo representa bem a trajetória do baiano na arbitragem brasileira. Em toda sua caminhada, o profissional acumulou diversas atuações de destaque. Foram finais de Campeonato Baiano, de Copa do Nordeste e até de Campeonato Brasileiro.

Em 2012, ele foi escolhido o melhor profissional do quadro de arbitragem da CBF. Mas, poucos sabem que a mais nova marca, de 100 jogos apitados no maior campeonato nacional do mundo, poderia não ter sido alcançada.

Jailson daria adeus à CBF em 2016, quando completou 45 anos, até então a idade limite para os árbitros atuarem pela entidade nacional. Porém, a entidade alterou a regra e passou a não mais utilizar a idade limite. Foi o suficiente para a FBF não pensar duas vezes e indicar, mais uma vez, Jailson Macedo para permanecer no quadro nacional.

Ainda em 2017 Jailson recebeu da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF-BA) e da FBF uma placa em homenagem à marca história de 100 partidas de Série A apitadas na carreira.

 

A entrega da placa a Jailson foi feita pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues; o vice-presidente, Ricardo de Lima; o presidente de honra da CEAF-BA, Wilson Paim; o atual presidente da Comissão, Vidal Cordeiro Lopes; o membro e instrutor da CEAF, Carlos Alberto Vila Nova; e o assessor especial do IRDEB, Wilson Cunha.

A 100ª partida de jailson na Série A foi entre Grêmio e Atlético-PR, às 11h do dia 20 de julho de 2017, na Arena do Grêmio, pela 21ª rodada do Brasileirão 2017. Ao lado dele, no confronto, estiveram os também baianos Alessandro Rocha Matos e Elicarlos Franco de Oliveira, como árbitros assistentes; Jucimar dos Santos Dias, como quarto árbitro; Marielson Alves Silva e Diego Pombo Lopez, como árbitros adicionais.

O site www.jornaldoradialista.com.br torce para que Jailson Macêdo faça um bom trabalho juntamente com os seus pares, conduzindo o jogo de forma tranquila e imparcial.