Reconhecendo a importância da mulher para o desenvolvimento da sociedade, a cidade de Ilhéus vem promovendo ações voltadas para a qualificação humana e profissional do gênero feminino, dentro das políticas publicas realizadas pelo município.
Em dezembro de 2015 foi inaugurado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Centro de Referencia de Atendimento a Mulher com espaços de atendimento, acolhimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico para a mulher em situação de violência, que têm como objetivo proporcionar os encaminhamentos necessários e a superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento e o resgate da sua cidadania.
“Esta foi uma grande conquista para Ilhéus e para as mulheres que necessitam de atendimento e orientação no nosso município”, disse Jamil Ocké, ex-secretário e atual vereador da cidade.
O ex-secretário de desenvolvimento social de Ilhéus, durante seu trabalho a frente da SDS, desenvolveu inúmeras parcerias em prol do fortalecimento da mulher e da garantia da sua qualidade de vida, por meio de políticas publicas que mitigassem, de forma contundente, a desigualdade de gênero na cidade, ações estas que o atual secretário Kacio Brandão, vem dando continuidade.
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realizam dentro do município um trabalho focado na promoção e valorização da mulher de qualquer idade e participante do SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, por meio de palestras e eventos.
Políticas publicas para profissionalização e capacitação também já fazem parte das ações do município quando o assunto é a Mulher. O SEBRAE- Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa, já é um forte parceiro da cidade de Ilhéus. Visando estimular a participação feminina no mercado de trabalho o SEBRAE oferece cursos profissionalizantes como panificação, coquiteis e drinks, doces, além de outros cursos promovidos periodicamente para as micro e pequenas empreendedoras.
Parceiros como todo sistema S: SENAI, SENAR, SESC, SENAC, garantem que Ilhéus forneça a mulher um suporte para conquistar a sua independência financeira. O IFBA- Instituto Federal da Bahia através do projeto Mulheres MIL, também tornou-se um forte aliado nesta corrente. O Instituto disponibiliza cursos de merendeira, assentadora de azulejos, costureira, pintura em tecidos, bem como o de empreendedorismo com o objetivo de garantir que mais mulheres ingressarem no mercado de trabalho, fornecendo a elas uma melhor oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
“São inúmeras as políticas publicas desenvolvidas na cidade em prol da mulher, o que temos enquanto sociedade e poder publico é buscar fortalecer as ações que já existem, visando acrescentar valores nos trabalhos que primam pela igualdade de gênero e respeito a figura feminina dentro e fora da nossa sociedade”, disse Jamil Ocké na ultima sessão exibida na Câmara Municipal de Ilhéus no dia 07 de junho deste ano.
Caliana Mesquita- Assessora de Comunicação/Gabinete
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.