O primeiro grande passo para viabilizar a criação do Auxílio Emergencial para famílias ilheenses em condições de vulnerabilidade social em função da pandemia, foi anunciado há pouco pelo presidente da Câmara Municipal, Jerbson Moraes, durante sessão ordinária desta terça-feira (9). Ele confirmou a realização de um encontro remoto com o secretário municipal de Gestão e Tecnologia, Bento Lima, na próxima segunda-feira (15), às 16 horas e convidou os vereadores dispostos à aderir a esta luta, a participarem da conversa com o Poder Executivo.

“Vivemos, de fato, um momento muito difícil. A segunda onda nos traz a um sentimento de agressividade do vírus, com pessoas morrendo todos os dias. E quem não pode sair de casa, vai sobreviver como?”, questionou. Jerbson destacou que apesar de Ilhéus estar iniciando este debate, já existem projetos mais consolidados, bem perto do município, a exemplo de Itabuna, que deve começar a pagar o auxílio no mês de abril.

O presidente da Câmara, entretanto, lembrou que Ilhéus pode agilizar o processo, considerando que o município já conta com uma lei que autoriza o governo municipal, em situação de calamidade pública, a oferecer um auxilio emergencial à população atingida. Esta lei foi aprovada durante a gestão do ex-prefeito Newton Lima. “É nessa discussão que precisamos saber se é possível adequar à realidade da Covid e agilizar o encaminhamento da medida”, assegurou.

Jerbson lembrou no Pequeno Expediente que é preciso usar a força do mandato e convencer à cidade que os vereadores estão ao lado do povo. “Precisamos assumir a responsabilidade do mandato para entender onde está a nossa possibilidade de transformar essa ideia numa ajuda real à população que mais precisa”, afirmou.