O dono da JBS, Joesley Batista, divulgou nota nesta terça-feira (13), informando que retornou ao Brasil desde domingo (11) e que está à disposição da Justiça para prestar os esclarecimentos necessários. No comunicado, o empresário afirmou que deixou o país para proteger a integridade da sua família, em função de ameaças que diz ter sofrido após ter assinado acordo de delação com o Ministério Público Federal.

Joesley explicou que estava na China com autorização da Justiça e que não havia divulgado o seu paradeiro por questões de segurança. Na nota, o empresário disse, ainda, que esteve em Brasília na segunda e hoje participou de reuniões de trabalho em São Paulo.

O comunicado explica, também, que Joesley “está à disposição do Ministério Público e da Justiça brasileiros”.

Veja a nota na íntegra:

O empresário Joesley Batista informa que está no Brasil desde domingo passado.

Ele se ausentou do Brasil nos últimos dias para proteger a integridade de sua família, que sofreu reiteradas ameaças desde que ele se dispôs a colaborar com o Ministério Público.

Joesley Batista estava na China — e não passeando na Quinta Avenida, em Nova York, ao contrário do que chegou a ser noticiado e caluniosamente dito até pelo presidente da República. Não revelou seu destino por razões de segurança. Viajou com autorização da Justiça brasileira.

O empresário esteve ontem, segunda-feira, em Brasília, em reuniões. Hoje, participou de encontros de trabalho em São Paulo.

Joesley é cidadão brasileiro, mora no Brasil, paga impostos no Brasil e cria seus filhos no Brasil. Está pessoalmente à disposição do Ministério Público e da Justiça brasileiros para colaborar de forma irrestrita no combate à corrupção.