O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira (16) o programa “De boa na rede”. O objetivo é combater crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes e receber denúncias em parceria com plataformas de redes sociais e serviços de streaming.

O site reúne ferramentas de controle parental, informações sobre condutas que configuram crime e tutorial sobre como acompanhar os acessos nos diferentes sistemas operacionais disponíveis.

A iniciativa ensina, por exemplo, o passo a passo de como os responsáveis podem acompanhar o que é acessado na internet pelas crianças e adolescentes.

“Não culpamos empresas ou tecnologias, mas há crimes sendo cometidos nestes espaços, que, em parte, viraram uma arena de guerra”, destacou o ministro da Justiça, Flávio Dino.

O Ministério da Justiça explicou que todas as empresas participaram da construção do conteúdo e foram representadas no lançamento. São elas: Facebook, Instagram, Kwai, TikTok, Google, YouTube, Discord e X (antigo Twitter).

As denúncias recebidas no portal serão enviadas para as delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos, que existem nos estados, a depender de cada denúncia.

“Nenhum de nós deixaria nossos filhos irem a uma rua escura, onde há aliciadores e ninguém sabe o que acontece, mas é isso o que ocorre hoje na internet. Crianças e adolescentes estão expostos a todo tipo de conteúdo nocivo e apologia a crimes”, alertou a assessora especial de Direitos Digitais do Ministério da Justiça, Estela Aranha.

Dados de crimes contra o público infantojuvenil embasam o lançamento do governo. Este ano, a Polícia Federal já realizou 627 operações, prendeu 291 pessoas e cumpriu 633 mandados de busca. O aumento de ações é de 70% em relação aos números do ano passado.

O site para denúncias é www.gov.br/deboanarede

Fonte: CNN Brasil