Acompanhado da Guarda Civil Municipal um oficial de Justiça cumpriu na manhã de hoje mandado de intimação expedido pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Ulysses Maynard Salgado, para a desocupação de terrenos invadidos na região da Roça do Povo, em Ferradas, por um grupo de cerca de 200 pessoas, que a partir de agora terão 10 dias para deixar o local. Na área, a Prefeitura de Itabuna pretende implantar parque empresarial com suporte logístico para a geração de emprego e renda no município.

De acordo com o subprocurador Mateus Santiago Santos Silva, a decisão judicial tem de ser cumprida no prazo previsto, sob pena de a Justiça determinar o despejo dos invasores. O mandado de intimação cumprido hoje foi expedido em nome de Aurelino Ribeiro de Matos e outros que não poderão alegar desconhecimento da decisão judicial. Além disso, há oito meses a Vara da Fazenda Pública tinha publicado Edital para que Alseni Silva Araújo, outro suposto líder da invasão, também tomasse conhecimento da Ação de Reintegração de Posse ajuizada pela Prefeitura.

Desde maio passado que o parque empresarial começou a ser viabilizado, quando o prefeito Claudevane Leite assinou a autorização para a doação da área. A inciativa faz parte do Programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento, que visa a atração de novas empresas e fortalecimento de empresas locais. Mas a invasão ilegal atrasou o andamento do projeto que, inclusive já foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Nos terrenos doados pela Prefeitura as empresas planejam investir mais de R$ 50 milhões para gerar seis mil empregos, entre diretos e indiretos.