O prefeito de Firmino Alves, Aurelino Moreno da Cunha Neto foi eleito por aclamação nesta quinta-feira, 24, presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc para o biênio 2019/2020. No seu discurso de posse, o gestor convocou o apoio dos prefeitos para trabalhar em conjunto, na defesa dos interesses municipais.

Lero Cunha, como é conhecido, sucede o prefeito de Itacaré, Antônio Mário Damasceno (Antônio de Anízio), que geriu a entidade no período de 2017 e 2018, com a missão de dar continuidade as capacitações dos servidores municipais, com o apoio do Programa Gerencial e Institucional as Prefeituras do Território Litoral Sul. Aliado a isso, lutas regionais em defesa da duplicação da BR 415 e da criação de uma Região Metropolitana.

Dentre outros assuntos, Lero citou a importância de atuar em conjunto com os consórcios, Litoral Sul, Médio Sudoeste e da Mata Atlântica. “Junto a isso, vamos atuar em união, fortalecendo a parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB e a Confederação Nacional dos Municípios – CNM, visando garantir um Pacto Federativo justo, com ampliação das receitas dos municípios”, destacou.

Durante a assembleia de eleição, os prefeitos reafirmaram o apoio ao novo presidente e destacaram a importância da Amurc no fortalecimento dos municípios. O prefeito de Barra do Rocha, Luís Sérgio Alves destacou que “juntos, os gestores podem buscar alternativas dentro do próprio município. Mas, para isso, é necessário que todos estejam ativos na busca por mudanças”, destacou o prefeito.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, foi eleito presidente de honra da Amurc e reforçou uma maior participação do município na defesa de ações em conjunto junto ao governo do Estado. “Temos que estar juntos para buscar alternativas para a nossa região, levando reivindicações em conjunto, tendo em vista os equipamentos que estão sendo instalados na região, e precisarão ter o envolvimento dos municípios da região”.

Histórico

            Aurelino Moreno da Cunha Neto tem 50 anos de idade, é natural da cidade de Ibicaraí – Bahia, e atual prefeito da cidade de Firmino Alves – Bahia por dois mandatos consecutivos (2013-2016 e 2017-2020), pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

  Amurc

A Amurc é uma Associação sem fins lucrativos e sem vínculo partidário, com a missão de fortalecer o municipalismo, tornando-o democrático e inovador, contribuindo, assim, para a eficiência da gestão pública municipal. A entidade foi fundada em 21 de novembro de 1984, em defesa dos interesses municipais no âmbito regional, estadual e federal.

Nos últimos anos, a entidade conseguir implantar projetos para capacitação de servidores municipais. O Programa de Apoio Gerencial e Institucional as Prefeituras do Litoral Sul (AGIR-LS), foi uma das grandes conquistas, criado em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uesc, rendeu a instalação dos diversos Fóruns de Secretários/as Municipais (saúde, educação, agricultura, administração, cultura, assistência social e de procuradores).

 

Diretoria Executiva

Presidente: Aurelino Moreno da Cunha Neto, prefeito do município de Firmino Alves-Ba; 1º Vice-Presidente: CLÓVIS ROBERTO ALMEIDA DE SOUZA, prefeito do município de Canavieiras-Ba; 2º Vice-Presidente: LUÍS SÉRGIO ALVES DE SOUZA, prefeito do município de Barra do Rocha-Ba; 1º Secretário: JADSON ALBANO GALVÃO, prefeito do município de Coaraci-Ba; 2º Secretário: SUELI CARNEIRO DA SILVA CARVALHO,  prefeita do município de Ubaitaba-Ba; 1º Tesoureiro: ANTÔNIO CARLOS BANDEIRA VALETE, prefeito do município de Jussari-Ba; 2º Tesoureiro: LUÍZ JÁCOME BRANDÃO NETO, prefeito do município de Ibicaraí-Ba.

Conselho Fiscal

Titulares: VINÍCIUS  IBRANN  DANTAS ANDRADE OLIVEIRA, prefeito do município de Buerarema-Ba;  NAELITON ROSA PINTO, prefeito do município de Itapé-Ba; ANTÔNIO MARIO DAMASCENO,  prefeito do município de Itacaré-Ba; MARIVAL NEUTON DE MAGALHÃES FRAGA, prefeito do município de Nova Canaã-Ba;  MARCONE AMARAL COSTA JÚNIOR, prefeito do município de Itajuípe-Ba; Suplentes: GICÉLIA DE SANTANA OLIVEIRA SANTOS, prefeita do município de Floresta Azul-Ba; MILTON SILVA CERQUEIRA, prefeito do município de Almadina-Ba;  DJALMA ORRICO DUARTE, prefeito do município de Itajú do Colônia-Ba;  ANA PAULA SILVA SIMÕES,  prefeita do município de Barro Preto-Ba; JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS TOLENTINO, prefeito do município de Itapitanga-Ba.