Um plano com ações estratégicas, voltadas para o desenvolvimento regional, será apresentado por lideranças do Sul da Bahia na próxima segunda-feira, 13, a partir das 17h30, no Teatro Municipal de Ilhéus. A proposta foi construída por representantes da sociedade civil organizada, iniciativa privada e do poder público da região, durante a realização do Programa Líder do Sebrae em Ilhéus, que teve início no ano passado.
“A ideia é agregar novos atores e pensar continuamente a região de forma estratégica. Para isso, estarão participando do evento, lideranças empresariais e do poder público”, declarou a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo. Ainda de acordo com a gerente, o encontro representa o transbordamento das ações construídas ao longo de oito módulos do Líder, com o objetivo de agregar novos pares na construção permanente do plano.
Dentre as principais necessidades da região, o plano contempla ações de desenvolvimento regional, focados em economia, educação, infraestrutura, cacau e chocolate, ambiente e paisagem, sendo estes dois últimos como ativo econômico regional de qualidade de vida e bem estar social. Essas ideias serão validadas pela sociedade civil e com outros atores que não tiveram a oportunidade de acompanhar a sua construção no Líder.
Com a aprovação, Claudiana destaca que a proposta é implementar o plano nas três esferas do poder público.“A ideia é fazer com que tanto as esferas, federal, estadual e municipal tenham um olhar convergente para essa região e que possam ser estabelecidas as mesmas prioridades, de forma que consigamos avançar e partir para outras prioridades existentes”, afirmou Claudiana, sinalizando a necessidade de criação de uma governança que interligue todos esses atores.
Líder
O Líder é um programa de desenvolvimento de lideranças, que teve início em 2017, e encerra este ano, com a realização de oito módulos e dois fóruns de acompanhamento. A metodologia foi criada pelo Sebrae Nacional e já foi aplicada com sucesso nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O Sul da Bahia é a primeira região do Estado a ser contemplada com o programa, que teve o envolvimento de representantes das cidades de Itabuna, Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Una e Canavieiras, tendo em vista as características em comuns e um modelo econômico similar.