Representantes de dez pré-candidatos a prefeito de Salvador participaram, nesta terça-feira (25), de uma reunião para discutir as regras do primeiro debate da Band Bahia, que será realizado no dia 17 de setembro. Tradicional como primeiro debate pré-eleitoral, a Band este ano irá realizar o evento com rigorosos protocolos de higiene e biossegurança para a proteção da saúde dos candidatos, assessores e funcionários da emissora.

Participaram da reunião representantes dos seguintes candidatos: Bruno Reis (DEM), Celsinho Cotrim (PROS), Major Denice (PT), Eleusa Coronel (PSD), Hilton Coelho (PSOL), João Carlos Bacelar (Podemos), Lídice da Mata (PSB), Pastor Sargento Isidório (Avante), Niltinho (PP) e Olívia Santana (PCdoB).

O pré-candidato Cezar Leite (PRTB) não foi convidado, devido ao fato de seu partido não ter a representação mínima de cinco parlamentares (deputados e senadores) no Congresso, de acordo com o artigo 46 da lei 9.504/97 e o art. 44 da Resolução do TSE 23.610/2019. Todos os demais preenchem este requisito.

Entre as presenças, chamou a atenção a representação da deputada federal Lídice da Mata (PSD). Embora diga-se, nos bastidores, que a socialista pode recuar de sua pré-candidatura para apoiar Major Denice, a presença de uma assessora de Lídice na reunião indica que ela deve levar sua candidatura à frente.

Dentre os dez pré-candidatos convidados para a reunião, pelo menos dois devem recuar de suas pré-candidaturas. Niltinho é especulado como vice na chapa encabeçada por Olívia Santana, enquanto Eleuza pode ocupar o mesmo posto ao lado de Bacelar.

Protocolos de higiene

Para o estabelecimento dos protocolos de higiene e biossegurança, a Band Bahia contou com a assessoria de um profissional de saúde. Nesse sentido, dentro do estúdio, todos os participantes deverão usar máscara, que poderá ser retirada apenas quando o candidato estiver no púlpito. Serão três púlpitos colocados a um metro e meio de distância de cada um e serão higienizados com álcool em gel.

Os candidatos se sentarão em cadeiras ao redor do cenário, obedecendo o distanciamento necessário entre eles, deslocando-se ao púlpito para o confronto de perguntas e respostas. O programa será dividido em cinco blocos e os assessores (limitado em um por candidato) não terão acesso ao estúdio. Toda a comunicação entre o candidato e seu assessor terá que ser feita por aplicativo de mensagem.