A Igreja Batista Lindinópolis, em Ilhéus, informou que manterá todas as suas atividades até uma melhor avaliação sobre o novo Coronavírus Covid-19, que tem causado sérios impactos na saúde da população mundial e na economia. Embora não haja nenhum caso confirmado na cidade, a instituição anunciou algumas medidas a fim de contribuir para o bem-estar da população.

A propagação célere do vírus tem gerado muita inquietação, ansiedade e pânico. A igreja reafirma sua convicção na qual Deus está no controle de todas as coisas, e que reina soberanamente. “Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais vindos do céu”, diz o texto bíblico em Lucas 21:11.

“Somos uma igreja muito calorosa, mas neste momento de tensão, recomendamos evitar aperto de mãos, abraços ou qualquer cumprimento mais íntimo. Somos uma Igreja de oração, e em nossos cultos frequentemente oramos de mãos dadas. Evitemos, portanto, as orações de mãos dadas”, diz a recomendação.

Precauções

1. Disponibilizamos álcool gel na entrada do templo, nos banheiros, no departamento infantil, nos gabinetes pastorais e secretaria;
2. Esteja atento aos sintomas, tais como febre, coriza, mancha no corpo, tosse. Percebendo alguns desses sintomas, procure ajuda médica;
3. Evite contato com pessoas doentes;
4. Evite tocar seus olhos, nariz e boca;
5. Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz ou a boca com a parte interna do cotovelo ou use um lenço de papel;
6. Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

Sobre o Covid-19 – Trata-se de um vírus da cadeia animal. A maioria dos casos, 80% são benignos e o tratamento se restringe ao isolamento doméstico, até a remissão dos sintomas. A maior parte dos casos evolui como um resfriado banal. Em casa, vários cuidados são necessários para lidar com a situação, entre eles, o uso de máscaras somente por aqueles que contém o vírus.

A família do infectado pode permanecer em casa, tomando cuidados para não infectar o restante da família. A pessoa deve ir ao hospital se o quadro piorar ou precisar de exames mais complexos. Ir ao médico ao sentir falta de ar, ter mais de 60 anos e se for doente crônico (diabético, hipertenso com doença cardíaca, pulmonar ou renal).