O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta segunda-feira (3/7), às 10h, da cerimônia de início das obras no lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus (BA). A integração ferroviária consolidará um corredor de escoamento de minério da região sul do estado e de grãos da região oeste. Quando estiver em plena operação, estima-se uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

A FIOL é composta por três trechos, sendo que o primeiro trecho (FIOL 1) liga as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, percorrendo 537 quilômetros (km) de extensão e passando por 19 municípios. A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027.

O lote 1F é um dos quatro lotes de construção da FIOL 1 e conta com 127 km de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras no lote 1F contam com investimento inicial da ordem de R$ 1,5 bilhão e têm previsão de durar 36 meses.

No total, a FIOL terá 1.527 km de extensão, aproximadamente. Vai ligar o futuro Porto de Ilhéus (no litoral da Bahia) ao município de Figueirópolis (no Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo Federal trabalham para a concessão dos outros dois trechos: a FIOL II, entre Caetité e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a FIOL III, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que aguarda licença de instalação.

LULA SENDO RECEPCIONADO PELO PREFEITO DE ILHÉUS, DR. MÁRIO ALEXANDRE.


 

SERVIÇO

 

Cerimônia de início das obras no lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL I
Data: 3 de julho de 2023 (segunda-feira)
Hora: 10h
Local: BA 262, Km 28, Ilhéus – BA