O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer substituir a atual presidente da Caixa Rita Serrano por outra mulher. Serrano vem desagradando o governo no comando da instituição.

O PP já estuda nomes que se encaixem nesse critério e cogita indicar para o cargo a atual diretora financeira do Sebrae, Margarete Coelho, segundo informações do Estadão.

Margarete é ex-deputada e próxima do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do dirigente nacional do partido, Ciro Nogueira (PI).

A substituição de Rita Serrano, que é funcionária de carreira do banco, faz parte do arranjo para acomodar o Centrão no governo.

Segundo o Estadão, inicialmente, o PP havia indicado para o posto Gilberto Occhi, que comandou a Caixa durante o governo de Michel Temer (MDB).

No entanto, pessoas próximas a Lula têm feito pressão para que o posto não deixe de ser ocupado por uma mulher. Desde a posse, dizem interlocutores do petista, o governo levantou a bandeira da diversidade em cargos do alto escalão. Por isso, colocar um homem na presidência da Caixa agora poderia gerar desgaste.