No dia 3 de novembro, o vereador Fabio Magal (PSC) apresentou um projeto de lei para criar em Ilhéus as Áreas Escolares de Segurança. De acordo com a proposta, em torno de todas as escolas da cidade, num raio de cem metros, a prefeitura será obrigada a prestar regularmente serviços como a limpeza das ruas e a manutenção da rede de iluminação pública.
Segundo o vereador, a área em torno de uma escola merece atenção especial. O comércio deve ser fiscalizado com mais rigor quanto à venda de produtos ilícitos ou proibidos para menores. As ruas devem ser pavimentadas. Os estudantes também merecem pontos de ônibus que ofereçam o mínimo de conforto. “Esses serviços deveriam ser prestados regularmente, mas sabemos que isso não ocorre”.
Conforme Magal, o mais importante é encarar essas ações como “medidas preventivas, para aumentar a sensação de segurança da população”. Nenhum estudante pode ter medo de ir para a escola. Ele lembrou o exemplo da Avenida Canavieiras, no centro de Ilhéus, onde estudantes de quatro escolas transitam diariamente e têm sido vítimas frequentes de assaltos. “