Campanha voltada às ações preventivas para reduzir o número de mortes em vias e rodovias. Esse é o objetivo principal do movimento Maio Amarelo, que nesta edição abordou o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. Engajada na campanha, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), em parceria com órgãos de segurança e demais segmentos, realizou um trabalho educativo, com intervenções nas vias e palestras envolvendo agentes de trânsito, ministradas em empresas de transportes de cargas.

A iniciativa visa mobilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às sinalizações e normas estabelecidas para um trânsito responsável. A ação também tem o intuito de chamar atenção para os índices preocupantes de mortes e sequelas provocadas por acidentes. Através do projeto MobiAnjos, a Sutram auxilia pessoas com mobilidade reduzida na travessia de pedestres.

“Precisamos do apoio e empenho da população, não apenas durante a campanha, mas diariamente, com práticas simples que podem salvar vidas. Promover um trânsito seguro e mais humano é responsabilidade de todos nós”, afirmou o prefeito Mário Alexandre. Devido à pandemia, as ações foram realizadas, em sua maior parte, no ambiente virtual.

 

Maio Amarelo 2021

Para Jackeline Santos, agente de trânsito e representante do Maio Amarelo no estado da Bahia, alguns condutores cometem infrações tendo conhecimento das leis e regras, assumindo, portanto, comportamento de risco para si e para terceiros. Durante os 30 dias de campanha, a Sutram desenvolveu ações pontuais, com abordagens, palestras educativas e conscientização dos condutores de motocicletas.

Conforme dados do relatório da Seguradora Líder, cujas informações foram compiladas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2020, o Brasil registrou 33.530 óbitos em decorrência de acidentes no trânsito, número mais baixo desde 2001. No período, também foram contabilizados 210.042 casos de invalidez permanente. A maioria das vítimas é composta por homens, com idades entre 25 e 44 anos.

Maio Amarelo 2021MobiAnjos – Sutram Ilhéus