A ação que integrou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em Itabuna, conseguiu alcançar mais de 200 crianças maiores de um a menores de 5 anos de idade, no último sábado e domingo, dias 8 e 9.

A imunização aconteceu no Shopping Jequitibá e foi realizada pela Prefeitura por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club. Vale ressaltar que a mobilização segue até a próxima sexta-feira, dia 14. Após essa data, só será possível tomar a vacina contra a pólio nas unidades de saúde no calendário de rotina.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 27 de maio e foi intensificada no último final de semana para dar oportunidade às famílias que não puderam levar os filhos durante a semana até as unidades de saúde.

Para a criança receber a dose, é necessário comparecer a Unidade Básica ou de Saúde da Família acompanhada de um adulto munido de RG, CPF ou Cartão SUS e Certidão de Nascimento do menor. Os atendimentos acontecem no expediente normal das 8 às 11 e das 13 às 16h.

A Poliomielite, causadora da paralisia infantil, há 30 anos está erradicada no país. Mas, a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destacou a importância de as famílias aderirem à imunização contra a doença, o que assegura o selo de erradicação.

“É importante que os pais se conscientizem, pois a Poliomielite é uma das principais causas de paralisia infantil. Além disso, nesse ano é a última oferta da vacina contra a pólio como gotinha, o que facilita a aceitação das crianças”, comentou.

A presidente do Rotary Club de Itabuna, Adriana Mozer, reiterou a importância da parceria em prol da causa. “Estamos aqui em mais uma parceria junto à Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde fazendo esse trabalho maravilhoso de conscientização sobre a Campanha contra a Poliomielite. Esperamos que mais pessoas possam aderir”, concluiu.