Desenvolver ações conjuntas e mobilizar os municípios da região com foco na recuperação do Rio Cachoeira foram alguns dos pontos discutidos no Seminário ‘Cachoeira, nosso Rio Vivo’. O encontro aconteceu na última sexta-feira (24), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e contou com a participação do prefeito Mário Alexandre, que representou a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), onde exerce a função de primeiro secretário.

Em sua fala, o gestor ilheense destacou a importância do engajamento do poder público, dos órgãos de controle e entidades representativas da sociedade, a fim de garantir um trabalho que atenda os critérios sociais e ambientais para recuperar a bacia hidrográfica.

“Todos os municípios que integram a Bacia do Cachoeira são responsáveis pela preservação desse rio tão importante para a população do litoral sul da Bahia. Agradeço ao doutor Marcos Penido, que trouxe uma grande experiência para a nossa região. Esse é o caminho a ser percorrido para que possamos construir um planejamento conjunto, com resultados positivos para toda a sociedade”, afirmou Mário Alexandre.

Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira

Nesta edição foram apresentados pesquisas e o diagnóstico ambiental elaborado pela empresa Ramboll Brasil. Os estudos são norteadores de todo o processo de revitalização e o trabalho envolve atuação permanente para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

A palestra master foi ministrada por Marcos Penido, coordenador do Programa Novo Rio Pinheiros, em São Paulo, e atual secretário-executivo do Governo do Estado de São Paulo. O especialista abordou, entre outros assuntos, questões ligadas à recuperação e preservação de nascentes e cursos d’água, bem como o desenvolvimento de ações que promovam melhoria na qualidade dos corpos d’água.

A Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira abrange uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Jussari, Itapé, Itabuna e Ilhéus.

O 2º Seminário ‘Cachoeira, Nosso Rio Vivo’ é uma iniciativa do Portal Santo Agostinho Engenharia, com o apoio da Amurc e realização da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); UESC; Prefeitura de Ilhéus; Prefeitura de Itabuna; Emasa; Ramboll Brasil; Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS LS); Comitê Bacias do Leste da Bahia, Agência de Desenvolvimento Regional Sul da Bahia e Fórum Empresarial da Bahia.

bacia; rio cachoeira