Marisqueira e pensionista, a ilheense Vânia Gonçalves, moradora do bairro Nelson Costa, na zona sul de Ilhéus, solicitou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) seu desligamento do programa Bolsa Família, na última quinta-feira, 30. Vânia justificou o pedido por se encontrar em uma situação financeira favorável e não depender mais do auxílio concedido pelo Governo Federal. Segundo o titular da SDS, Jamil Ocké, esse foi o terceiro caso de cancelamento voluntário do benefício nos últimos dois anos.

Dona Vânia conta que tomou a decisão após conseguir na justiça o direito à pensão. “Antes de ser pensionista, eu e meus quatro filhos passamos muitas dificuldades e essa ajuda do bolsa família nos amparou. Agora, julguei que não tenho mais necessidade” afirmou. Para ela, a desistência do benefício poderá ajudar outras famílias: “Assim como nós passamos por dificuldades e superamos, têm outras famílias que também carecem desse dinheiro e tenho certeza que elas farão bom uso dele”.

O secretário Jamil Ocké lembra que o desligamento do Bolsa Família só pode ser solicitado pelo próprio beneficiário. “Ainda assim, a família que solicitar e tiver o benefício cancelado a pedido, mas que posteriormente necessite da ajuda, tem a garantia de retornar imediatamente ao programa”, explica Ocké.