A corrida eleitoral em Mata de São João (BA) está acirrada, se dividindo em quatro candidaturas em 2020. São postulantes: João Gualberto (PSDB), Paulo Henrique (PT), Lulu (PSD) e Gão (PSC). A disputa está sendo marcada por reviravoltas e pela tentativa de tirar o grupo tucano do poder. Atualmente, a gestão municipal é comandada pelo prefeito Marcelo Oliveira.

Gualberto, que é ex-prefeito, tenta voltar para a prefeitura com coligação “Mata de São João para todos”, formada por DEM, Cidadania, Republicanos, PSD, PDT, Solidariedade e PSDB. O vice será Bira da Barraca (DEM).

A atual vice-prefeita, Lulu, vai disputar o Executivo e confrontar seu ex-padrinho tucano. Ela vai compor uma chapa feminina com Márcia Dias (PP) e uma coligação intitulada “Unidas por uma Mata melhor” – formada por PL, PP, PSD e MDB.

Faz oposição frontal ao grupo tucano ainda o vereador Paulo Henrique, da coligação “Mata de São João quer renovar!” – formada por PSB, PT, PCdoB e Podemos. Gão, por sua vez, irá de chapa pura e terá como vice Jorge Dorea (PSC).

Em abril, uma reviravolta tomou conta da cena política na cidade, quando Gualberto anunciou que seria candidato após já ter anunciado o apoio a Lulu. Ela rompeu com o empresário e foi para a legenda pessedista. Márcia Dias chamou de “traição” o anúncio da candidatura tucana “Com a traição que ele [Gualberto] fez com a vice-prefeita, ela decidiu deixar o grupo e se filiar ao PSD”, disse, na ocasião. PT, PP e PSD tentaram uma aliança, mas acabaram se dividindo nas duas candidaturas rivais.

Coronavírus na eleição – A Seção de Gestão de Almoxarifado (SEGEA) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vem funcionando a todo vapor para distribuir aos Cartórios Eleitorais todo o material destinado às eleições municipais de 15 de novembro. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o TRE-BA receberá 12 carretas contendo EPIs e álcool doado por empresas parceiras da Justiça Eleitoral, o que tornou o trabalho da SEGEA ainda mais desafiador.

Segundo Lutero Rodrigues, titular da Seção, a unidade tem mobilizado toda a sua força de trabalho neste momento para atender de forma célere e eficiente a todas as demandas. “Os cadernos de votação já foram entregues aos Cartórios da capital, e os do interior estão sendo remetidos juntamente com os roteiros, de acordo com a disponibilidade da ATRAN. Da mesma forma, estão sendo encaminhadas todas as cabinas de votação, e os materiais de consumo, tanto para atendimento às demandas rotineiras das unidades, quanto às da eleição”.