Neste sábado, dia 21, Ilhéus entrou para a história dos jogos Olímpicos Rio 2016. Por volta das 19h, um dos símbolos máximos das Olimpíadas chegou à cidade, a Tocha Olímpica. A expectativa foi grande por parte de moradores, visitantes, imprensa e esportistas que aguardavam ansiosos pelo início da celebração. O comboio entrou pela Rua Lindolfo Collor, no Malhado, ponto inicial do revezamento, e causou emoção e vibração no público presente.

primeiro condutor do revezamento a receber a chama olímpica foi Nildo Ribeiro, professor de voleibol e um exemplo para o esporte ilheense. Nildo tem mais de 50 anos de dedicação e formou vários atletas durante esse período. Muitas pessoas se aproximaram do condutor para registrar essa oportunidade única e um momento histórico.

Para o morador da Rua Lindolfo Collor, Jackson Barreto, 35 anos, vendedor, ter sua rua como local escolhido para ponto inicial do revezamento foi gratificante. “A tocha chegar a nossa cidade e o ponto de partida em frente à casa da minha bisavó, isso para gente, além de uma satisfação, é uma honra. Que a comunidade acolha essa tocha e que seja um ciclo de união e paz para nossa sociedade e nosso país”, comentou.

Márcia dos Santos, 17 anos, voluntária de organização da celebração, definiu a passagem da tocha como “uma honra dar boas-vindas e recepcionar o símbolo olímpico”. Para o agente de trânsito, Evanildo Belmiro, 50 anos, “este momento é de grande importância, nos meus cinquenta anos é a primeira vez que vejo um evento de importância mundial em nossa cidade”.

A grandiosidade da festa vai entrar para os registros, de acordo com o prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá). “Hoje nós podemos ver a felicidade de nossa população, tanto aqueles que vieram aqui ou acompanharam esse grande evento pela televisão, rádio ou internet. Foi a festa da união, confraternização e valorização do esporte que passou aqui e fez história em nossa cidade”, enfatizou.

A tocha percorreu 5,8 quilômetros em Ilhéus, passando por pontos turístico como o Bataclan. O secretário de Trabalho Emprego e Renda Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, parabenizou a organização do evento e classificou a celebração como belíssima festa. Por sua vez, secretário de Esportes e Turismo de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira, afirmou que “a população veio e compartilhou o espírito olímpico. Tivemos eventos durante e após o revezamento, estamos estimulando a prática do esporte, que é uma dos motes da gestão municipal e faz jus a esse momento de olimpíadas”, avaliou.

 

Se o revezamento foi iniciado com um incentivador do esporte, o encerramento foi feito pelo multi-campeão de surf, Jojó de Olivença, responsável por acender a pira olímpica. Para ele, “receber o carinho das pessoas de Ilhéus, de Olivença, em uma grandiosa festa foi uma honra, estou sem palavras”.

 

 

Grande, a festa ocorreu em clima de tranquilidade e união, como prevê o espírito olímpico. O major Câmara, comandante da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar, comentou “o esquema de segurança funcionou bem, não houve ocorrência alguma”.