Logo que assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus em janeiro de 2017, o vereador Lukas Paiva encontrou no prédio que abriga o Legislativo, um local totalmente insalubre, que prejudicava diretamente a saúde e bem estar dos servidores e dos munícipes que frequentam a Câmara.

Os lugares mais criticados eram o setor que abriga o arquivo legislativo e a cozinha, onde havia esgoto aberto e vários móveis quebrados e empilhados, além de ter todos os eletrodomésticos velhos e enferrujados. Hoje, a realidade é outra. A cozinha passou por uma reestruturação e foi totalmente recuperada, recebendo novos eletrodomésticos e transformando-se num local agradável para os servidores.

A Câmara entrega nos próximos dias o arquivo legislativo totalmente recuperado, com todos os documentos catalogados, limpos, num ambiente adequado, sob a responsabilidade do vereador e primeiro secretário Makrisi Sá, que buscou parceria com o Centro de Documentação e Memória Regional (Cedoc) da UESC para realizar o trabalho.

Durante a sessão da quarta-feira (22), o presidente Lukas Paiva lembrou que a mesa diretora da Câmara possui um papel fundamental no sucesso da gestão da casa, e elogiou o secretário Makrisi Sá pelas ações positivas na secretaria, a exemplo da implantação do processo legislativo, permitindo que os munícipes acompanhem e vejam todos os projetos de lei online.