Vai ser inaugurado nesta segunda-feira (24), em João Pessoa, na Paraíba, o Museu Brasileiro da Cannabis. A capital é a primeira e única cidade no Brasil a ter um museu oficial dedicado à erva.

Idealizado pela Abrace Esperança, associação de pacientes que fazem uso terapêutico da planta, o ambiente foi montado com o objetivo de reunir a história da maconha, bem como os avanços medicinais dos últimos anos.

A inauguração vai ser realizada justamente na Semana de Integração das Associações de Acesso à Cannabis (Sidaac) e o equipamento vai ser instalado em uma casa tombada por ter sido residência do senador José Maranhão.

O uso medicinal da cannabis vem ganhando protagonismo no Brasil. Um exemplo é a quantidade de medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos últimos tempos. Em Salvador, recentemente, o prefeito Bruno Reis (União) sancionou a lei que prevê a distribuição gratuita de medicamentos à base de Canabidiol (CBD) e/ou Tetrahidrocanabinol (THC) nas unidades de saúde pública municipais.

A cannabis é usada de forma medicinal desde 1864. Nos EUA, frascos de óleo eram vendidos nas farmácias, com prescrição médica, para tratamento de insônia, inapetência, cólicas, entre outros. Séculos antes, os caules da maconha eram esmagados para produção de fios de cânhamo, usados inclusive nas velas das caravelas portuguesas.

De acordo com a Abrace, o acervo foi composto a partir da coleção pessoal do fundador, Cassiano Gomes, e inclui relíquias, jornais antigos, capas de filmes, revistas e equipamentos que habitualmente eram utilizados na produção do cânhamo. O local vai contar ainda com uma área de projeção 3D.