Na última quinta-feira (25), a Prefeitura promoveu a 2ª audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI). O evento reuniu representantes do Governo da Bahia, Poder Legislativo municipal, de instituições e da sociedade civil organizada, a fim de ampliar o debate ligado à pauta de desenvolvimento integrado da cidade.

O encontro foi conduzido pelo vice-prefeito Bebeto Galvão, presidente do Comitê Executivo. Na oportunidade, o Município apresentou o diagnóstico da primeira fase do PDPI, elaborado a partir do resultado obtido após a realização das 17 oficinas territoriais, ministradas na sede e nos distritos.

O gestor frisou que a apresentação é fruto de uma escuta social, responsável por auxiliar a execução de uma série de ações e medidas.

“As informações podem ser acessadas nos diversos canais disponibilizados pelo governo municipal, a fim de que a população possa colaborar na tomada de decisão e para que tenhamos um documento que seja a expressão da plena participação cidadã”.

2ª audiência pública; pdpi

Foto: José Nazal

A etapa consiste na apresentação do diagnóstico dos meios físico e ambiental, relativo às condições que estabelecem as formas de organização do plano diretor, bem como os aspectos jurídicos e institucionais, que são norteados pela legislação federal, estadual e municipal.

O relatório tem como objetivo informar o resultado do primeiro levantamento e colocá-lo à disposição para consulta pública. “O diagnóstico participativo foi elaborado de forma a dialogar com a sociedade, conforme estabelecido pelo Estatuto da Cidade”, acrescentou Bebeto.

Durante a audiência foi definida a nova etapa para as oficinas, realizadas de forma segmentada, mediante calendário de atividades aprovado na ocasião. Estão previstas audiências com o setor imobiliário e da construção civil, com as indústrias, com o setor comercial e trade turístico, instituições de ensino superior sediadas no município e duas audiências integradas abertas à população, visto que a relação com a sociedade civil orienta a revisão do PDPI.

2ª audiência pública; pdpi

Foto: José Nazal

“O governo tem estimulado a participação popular, considerando que o plano diretor é elaborado para pensar a cidade nos próximos 10 anos. O planejamento será fruto dessa discussão, que garante o desenvolvimento ambiental, a sustentação do meio físico e uma intervenção organizada no ordenamento urbano e das matrizes econômicas”, finalizou o vice-prefeito.

A população pode conferir a transmissão completa do evento no canal do YouTube. Clique aqui.

Site – Os conteúdos que serão apresentados durante a audiência podem ser consultados no endereço https://digital.arcadis.com.br/portal/ilheus/

Para mais informações, a população pode entrar em contato através do e-mail: planodiretor@ilheus.ba.gov.br