A habilidade para escalar prédios e invadir apartamentos fez do assaltante Igor Dantas Castro, 22, uma figura conhecida nos bairros da Graça, Barra e Canela, onde ele costumava agir há pelo menos dois anos. Na tarde da quinta-feira (4), o “Homem-Aranha”, como Igor era conhecido, fez a última escalada de sua vida.

Perseguido pela polícia, depois de invadir o edifício Itajahy, na Avenida Euclides da Cunha, na Graça, descer três andares pendurado na fachada do prédio, invadir pelo menos dois apartamentos e trancar duas moradoras no banheiro, Igor acabou caindo do 7º pavimento do prédio e morreu na hora.

Fuga

A história da morte de Igor começou a se delinear minutos antes de ele chegar no edifício Itajahy. Segundo moradores, logo depois do meio-dia, Igor teria tentado invadir alguns edifícios da Rua Flórida, também na Graça. “Como não conseguiu roubar nenhum apartamento lá, ele foi pra Rua Esperanto, onde também não conseguiu roubar nada porque os moradores viram e chamaram a polícia”, contou o fazendeiro Gustavo Fernandes, morador do bairro.

Depois da Rua Esperanto, Igor foi para a rua transversal a ela, a Rua da Paz. Lá, ele teria tentado invadir outros imóveis, mas também não teria tido êxito e foi perseguido por moradores.

“Chegaram a dar uma pedrada nele”, disse Gustavo. Fugindo pela Rua da Paz, Igor chegou até a Avenida Euclides da Cunha, onde fez jus a seu apelido. Primeiro, pulou o portão da entrada do Edifício Ouro Branco. “Ele falou pro porteiro: ‘Não se preocupe, não, não vou mexer em nada, só quero fugir’. Ele tentou sair pelo fundo do prédio, mas não conseguiu porque o prédio é fechado, então ele pulou para o do lado”, contou a universitária Camila Oliveira, moradora do Ouro Branco.

Depois de pular o gradil lateral do prédio, Igor chegou ao Edifício Itajahy. “Quando eu olhei, ele estava pulando o portão aqui do prédio. Ele entrou na garagem, subiu de escada até o 10º andar, onde arrombou uma janela e entrou no apartamento de uma senhora”, afirmou o porteiro José Fausto, que trabalha no edifício.

Assista abaixo ao vídeo que mostra o momento da queda Homem-Aranha:

[vsw id=”4NvIQyt0TNo” source=”youtube” width=”620″ height=”325″ autoplay=”no”]

Em seguida, pendurado na parte externa do prédio, o Homem-Aranha desceu do 10º para o 9º andar (onde não se sabe se chegou a invadir algum apartamento) e, depois, para o 7º andar, onde, segundo a Polícia Militar (PM), fez duas moradoras como reféns.

“Ele trancou uma senhora e a cuidadora dela no banheiro”, afirmou uma moradora que não quis se identificar. Em nota, a PM afirmou que uma das moradoras conseguiu se soltar e abriu a porta para os policiais.

Tiros

Moradores do Itajahy e de edifícios vizinhos afirmam que escutaram muitos tiros e gritaria. “Eu ouvi barulho de arrombamentos de porta, vidro sendo quebrado. E depois ouvimos muitos tiros, uns dez, pelo menos”, contou a professora Ana Simone Silva, moradora do edifício Ouro Branco.

"Não vou mexer em nada, só quero fugir", disse assaltante que morreu após cair de prédio em Salvador; assista 2

Igor, em foto tirada no dia da sua prisão, em setembro de 2013 (Foto: Mauro Akin Nassor/Divulgação)

Segundo o capitão Elni dos Santos, da 11ª CIPM (Barra/Graça),  nenhum tiro foi disparado por policiais.

“A polícia não fez nenhum disparo. Se houve, não foi da PM”, afirmou o capitão. Segundo ele, Igor acabou morrendo após se desequilibrar e cair do 7º andar.

“No sétimo andar, ele pisou no ar-condicionado, que se soltou e ele também caiu. Ele não chegou a ser ferido, ele morreu por conta da queda”, afirmou.

Vídeo

Um vídeo mostra a queda de Igor. Na imagem, é possível perceber que o assaltante chega a ser segurado por alguns instantes por uma pessoa na janela, mas acaba caindo.

Nas imagens não se vê nenhuma queda de ar-condicionado. Em uma foto tirada pelos moradores do edifício, é possível ver uma faca pequena ao lado do corpo do assaltante. O caso é investigado pela 14ª Delegacia (Barra).

Homem-Aranha era conhecido

Igor Dantas Castro deu uma canseira danada na polícia e assustou moradores  de bairros como Barra, Graça, Canela e Vitória.Escalando fachadas de prédios e entrando por telhados, janelas e basculantes, ganhou fama na região como Homem-Aranha ou homem-gato.

O CORREIO contou sua história  no dia 11 de setembro de 2013, um dia depois de ele ter sido preso pela segunda vez. Segundo a polícia, era apontado como responsável por cerca de dez arrombamentos a imóveis.

Só na Rua Marquês de Caravelas, na Barra, foi acusado  de arrombar quatro prédios. Num deles, o edifício Brasil, entrou no apartamento 303 e, além de levar notebook, iPad, TV, perfumes e até uma bicicleta, fez a limpa na geladeira e se refestelou com pizza.

Para completar, tomou sorvete e bebeu uísque. “Eu vejo como um alívio. Era um caso que parecia irrecuperável. Foram sucessivos arrombamentos”, afirmou, ontem, o síndico do edifício Brasil, Roberto da Cunha. “Pensamos em instalar cercas elétricas e refletores no fundo do prédio só por causa de Igor”, lembra.

Agentes do DPT recolhem o corpo de Igor no edifício Itajahy, na Graça (Foto: Robson Mendes)

Agentes do DPT recolhem o corpo de Igor no edifício Itajahy, na Graça
(Foto: Robson Mendes)

Igor morava no Morro do Gavazza. Ainda menor, foi encaminhado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) sete vezes. Em 2012, foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Foi solto em agosto do ano seguinte.

Em setembro, no seu pulo maior, escalou o edifício do ex-governador Antônio Lomanto Júnior, no Canela. Após passar pelo apartamento do ex-governador, no 6º andar, sem levar nada, “visitou” um casal que mora no 4º e  levou R$ 3 mil. Dias depois, foi preso de novo.

“Tenho um dom. Todo mundo tem um e esse veio para mim”, disse, na apresentação. Ele fugiu da prisão no começo desta semana.