Construída ao lado do Hospital Regional Costa do Cacau, a Unidade Básica de Saúde (UBS Tipo III) do Banco da Vitória será responsável por prestar atendimento à comunidade de Japu, Maria Jape, residenciais Morada do Porto, Rio Cachoeira e áreas adjacentes. A UBS integra o Complexo de Saúde erguido no bairro, que conta ainda com a Policlínica Regional de Ilhéus.

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), a nova unidade será referência para atendimento na região, fortalecendo a rede de Atenção Básica com a oferta de assistência médica clínica, serviços de Enfermagem e Odontologia para acompanhamento dos diversos ciclos vida, além de farmácia, vacinação, entre outros. A UBS, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo da Bahia, vai atender uma média de 12 mil pessoas.

policlínica; construção

Prefeito Mário Alexandre em visita às obras

A Sesau explica que algumas unidades de saúde da APS passarão por melhorias, a exemplo das unidades de Vila Cachoeira e Lagoa Encantada. O processo já está em fase de licitação, contudo, enquanto as obras não são iniciadas e a UBS não é entregue, os serviços serão ofertados de forma itinerante e periódica, através do Programa Saúde na Comunidade.

“A abertura da nova unidade complementa o trabalho voltado ao fortalecimento da rede própria. O governo municipal tem como prioridade estender os cuidados a maior parcela da população, proporcionando ações com foco na prevenção, promoção e acompanhamento de saúde das famílias que residem nessas localidades”, explicou André Cezário, titular da Sesau.

por Sucom