A Prefeitura de Ilhéus vai realizar até o final do mês ações em alusão ao Novembro Azul, campanha dedicada ao combate e à prevenção ao câncer de próstata. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a programação especial está sendo realizada nas unidades de saúde das zonas urbana e rural, com atendimento médico; distribuição de medicação com receita; encaminhamento para realização de testes glicêmicos e ações do Programa de Hiperdia (cadastramento e acompanhamento de hipertensos e/ou diabéticos).

“Queremos orientar os homens sobre a importância da saúde preventiva e sobre a necessidade de realizar o exame de próstata. Infelizmente, muitos só procuram atendimento quando estão doentes. Estamos trabalhando diuturnamente para ampliar a Atenção Básica e levar serviços de qualidade à nossa população”, reforçou o prefeito Mário Alexandre.

Novembro Azul

O público masculino também conta com testagem para detecção da Covid-19, por meio do Swab; aferição de pressão arterial; solicitação do exame de sangue (PSA) e exames de Eletrocardiograma, Ultrassom e laboratoriais, além de serviços na sala de vacinação.

As equipes orientam ainda sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sobre as etiquetas sanitárias para evitar a transmissão da Covid-19, com lavagem das mãos e uso de álcool em gel.

Também integram a campanha de combate à doença palestras educativas e uma live sobre Saúde do Homem, com a participação de Lucas Mendonça Darwich, médico na UBS do Banco da Vitória, e mediação de Sandra Souza, diretora do Departamento de Atenção Básica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata é a segunda principal causa de mortes entre os homens. A SBU preconiza a realização do exame a partir dos 45 anos para todos os homens e a partir dos 40 anos para aqueles da raça negra ou que têm histórico da patologia na família.