O ex-prefeito de Salvador e atual presidente nacional do Democratas, ACM Neto, desembarcou ontem (31), em Brasília, para se reunir com aliados e correligionários. Neto é um dos grandes responsáveis pela “reviravolta” na eleição para a presidência da Câmara Federal. Ele articulou o apoio de parte da bancada do DEM ao candidato Artur Lira (Progressistas-AL), apoiado pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

A sigla estava decidida apoiar em massa o Baleia Rossi (MDB-SP), apadrinhado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A dissidência causou um racha interno no Democratas e um clima de tensão entre Maia e ACM Neto. Nesta dividida o líder baiano sai em vantagem e com mais poder. Informações de bastidores dão conta de que Neto recebeu de Jair Bolsonaro o comando do Ministério da Educação, pelo apoio ao candidato do Governo na casa legislativa.

O indicado de ACM Neto para a pasta da educação é o deputado João Roma (Republicanos-BA). Apesar de não ser mais filiado ao DEM, Roma tem uma ligação muito forte com Neto, e, inclusive, faz parte da base aliada do democrata.

No último final de semana João Roma esteve em Brasília, reunido com o atual Ministro da Educação, Milton Ribeiro.