As lideranças agrícolas, políticas e empresariais do sul da Bahia, com apoio dos servidores da Ceplac têm agora a oportunidade de, unidas, apresentarem ao Governo Federal um modelo jurídico do principal organismo federal em atuação na região, afirmou o vereador Pastor Antônio Matos. Na manhã desta segunda-feira, dia 13, Matos que é do PSD de Ilhéus, participou no auditório do Ceplac, de uma reunião sobre o projeto de institucionalização do órgão.

“A região vive novo momento econômico com a notícia do fortalecido da Ceplac. A sanção da Medida Provisória 782, que resultou na Lei 13.502 que, ao garantir ao Ministério da Agricultura a função de desenvolver sistemas agrofloresrais, dá um passo decisivo para revitalização deste importante órgão federal. A Ceplac é nossa e o seu fortalecimento deve ser uma construção coletiva”, destacou o vereador.

Pastor Matos foi recebido pelo superintendente regional da Ceplac, Alexandre Brandão; pelo chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Raul Valle; pelo secretário da Comissão de Recuperação da Ceplac (CRC), Antônio Fernando Ribeiro Silva, e o representante do Conselho das Entidades Representativas dos Servidores da Ceplac, José Bezerra, dentre outros servidores do órgão.

Ao ressaltar a importância da contratação de uma consultoria para discutir o modelo jurídico da Ceplac, Pastor Matos destacou a participação dos parlamentares da bancada baiana e dos servidores do órgão. Ele lembrou que desde fevereiro, a Câmara de Ilhéus está presente nesta luta. “Os vereadores ilheenses muito lutaram para que a Ceplac não permanecesse rebaixada à condição de Departamento. Graças a Deus, ela voltou a atuar como órgão singular do Ministério da Agricultura”.

“A mobilização das lideranças políticas regionais em favor do fortalecimento da Ceplac e do fortalecimento da lavoura cacaueira tem que continuar. A região deseja que o Governo Federal renove os quadros de técnicos da do órgão, com a contratação de novos servidores. Deseja também discutir a situação dos cacauicultores, discutir o grau de endividamento deles e buscar de novos investimentos financeiros, com vistas à revitalização da nossa economia”, acrescentou.