Que ano esse de 2021! O balanço do Teatro Popular de Ilhéus bem podia ser uma sucessão de perdas, dores, tristeza e desolação. Porque a pandemia segue matando pessoas, pais, mães, filhos, amigos, porém muito menos graças ao avanço da vacinação. Mas, como fruto do desgoverno que se instalou no país, veio a fome, que havíamos superado, e junto com a fome essa sensação de que voltamos 10 casas no jogo da vida. E vieram as tempestades e com elas as cheias dos rios, as enchentes levando nas correntezas os sonhos, as lutas de uma vida inteira, a casa própria, os móveis comprados em longas prestações.

No dia 26 de agosto nosso espaço ruiu. Nosso acervo de figurinos, adereços, cenários desabou depois de uma forte chuva com ventos poderosos. Mas mesmo chorando as perdas, mesmo imersos em dor, tristeza e desolação, 2021 precisa ser celebrado porque estamos vivos. E somos muitos: Takaro, Tânia, Ely, Aldenor, Cabeça, Iara, Toninho, Romualdo, Elisa, Pablo, Elson, Ruan, Camila, Luís, Rogério, Pedro, Bárbara, Haísa, Mãe Ilza, Thiago, Gilberto, Franklyn, Gilton, Radiola, a cachorrinha Taísa… o Teatro Popular de Ilhéus sobreviveu a 2021 com muita arte. Realizamos 55 apresentações online para um público de mais de 10 mil pessoas. Tivemos 200 horas de curso de formação para nosso elenco e compartilhamos nossas técnicas com mais de 300 pessoas através do projeto de mediação de novos públicos, tudo com financiamento do Governo do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais.

Mas o melhor de tudo isso é que pela primeira vez em 26 anos de existência nós temos um chão para chamar de nosso. Desde o início do ano os sócios remidos do Clube Social do Pontal vêm buscando os meios de doar ao Teatro Popular de Ilhéus o terreno que abrigou o Clube até os anos 1980. Pois é, o TPI agora tem um espaço para construir sua tão sonhada sede própria. Com apoios importantes, da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Governo do Estado e iniciativa privada, esperamos tão logo captar os recursos necessários para a construção de um teatro moderno e dinâmico. Até lá, seguimos trabalhando.

Em breve estrearemos o espetáculo Sonho de uma noite de verão, que pretende levar às praças públicas do Brasil e do mundo a história de um grupo de teatro que perdeu seu circo para o vento e agora busca construir um novo espaço enquanto monta Shakespeare. E assim, nos reencontraremos de novo, sobreviventes e renovados, levando nossas histórias, nossos aprendizados e nossos sonhos para o público. E viva 2021! Viva Équio Reis! Viva o teatro! Em 2022 nos vemos nos palcos e na vida para (re)existirmos!