A obra de requalificação da quadra poliesportiva da Conquista, situada na Avenida Luiz Viana Filho, se encontra em estágio adiantado. O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, determinou a continuidade da obra. Nesta sexta-feira, dia 4, máquinas e operários da LB Construções iniciaram a instalação da estrutura que receberá a cobertura metálica do equipamento, nos próximos dias.

A obra é estimada em cerca de 500 mil reais, e conta com recursos do Fundo       Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal. O arquiteto da Prefeitura de Ilhéus, Paulo Goulart, e o superintendente de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), Hermano Fahning, que acompanham o desenvolvimento da obra, lembram que a comunidade da Conquista ganhará uma quadra coberta, equipada com arquibancada e um moderno sistema de iluminação, além de banheiros e vestiários (feminino e masculino).

Paulo Goulart acrescentou que “as telhas de metal, por exemplo, ficarão assentadas sobre sete treliças, estruturas que já estão sendo colocadas sobre os pilares”. Por sua vez, o superintendente de Obras da Seintra, Hermano Fahning, reitera que, além da quadra da Conquista, também se encontra em andamento a construção de outras seis quadras cobertas: Inema, Basílio, Sambaituba, São José, Teotônio Vilela e Banco da Vitória.

“Vale ressaltar que, diversamente dos demais, todos financiados pelo FNDE, o espaço esportivo do Banco da Vitória está sendo edificado com recursos da própria Prefeitura”, informa Hermano Fahning. Ele destaca que a quadra coberta de Banco Central já foi inaugurada e que todas as quadras em construção, inclusive a do Banco da Vitória, seguem as especificações do projeto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Além de arquibancada, iluminação, banheiros e vestiários, os espaços poliesportivos também incluem depósitos e vários itens que beneficiam portadores de necessidades especiais, como barras de apoio, rampas de acesso e sinalizações táteis e visuais. Segundo o projeto, o revestimento interno de áreas molhadas com cerâmica facilita a limpeza e visa reduzir os problemas de manutenção. As portas são especificadas em madeira pintada, enquanto que as esquadrias são do tipo basculante, em alumínio, opção que facilita a modulação da ventilação natural.