Além da varrição diária e da coleta de resíduos sólidos nas Centrais de Abastecimento do Malhado e do bairro Hernani Sá (zona sul),a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsub) ampliou de uma para três vezes na semana a operação de higienização das duas feiras livres em Ilhéus. O trabalho consiste em lavar e desinfetar toda a extensão das duas centrais, em especial nas áreas onde são comercializados carnes e pescados.

A ação, de acordo com o secretário Jorge Cunha, agora acontece às segundas, sextas e sábados, contando com a parceria dos próprios feirantes.Um dos dois equipamentos utilizados na operação foi recuperado graças a uma parceria do governo com os comerciantes locais. “Todo o esforço não seria válido não fosse a ampla parceria dos cerca de 1.500 feirantes da região e da própria Associação e o Sindicato dos Feirantes do Malhado”, destaca Paulo Sérgio dos Santos, secretário municipal de Indústria e Comércio (Sedic).

Feira mais atraente

Após toda a varrição, dois caminhões “hidrojatos” fazem a higienização completadas feiras livres. Os tambores disponibilizados pela Prefeitura para acondicionar os resíduos sólidos acumulados nos dias de movimento na feira também são esvaziados e a coleta encaminhada para o Aterro Sanitário do município.Treze servidores da secretaria de Serviços Urbanos participam da operação.

Paulo Silva, comerciante da região, gostou da novidade e acha que a ação valoriza o comércio e atrai mais clientes para a Central de Abastecimento do Malhado, onde atua. “Em mais de 30 anos de comércio, nunca vi uma atenção igual a esta com o feirante”, reconhece.