Em homenagem aos 50 anos da prática ininterrupta do surfe em Ilhéus, atletas da modalidade promoveram diversas ações para celebrar o empenho das equipes ao longo de cinco décadas. Com apoio da Prefeitura, na última semana, foi realizada a entrega do Oscar do Surf, evento que premiou personalidades da cidade.

Conforme Aderino França, um dos organizadores da iniciativa, a programação se uniu à celebração dos 489 anos da cidade, se estendendo por cinco dias. Na ocasião, o público pôde participar da festa e apresentação de artistas; do lançamento de jornal em edição especial para o evento, da entrega do Oscar do Surf, no Teatro Municipal, e competição na Praia Costa do Cacau, nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho.

ilhéus; surfe; 50 anos

“Muita paz, alegria, confraternização de gerações e premiação recorde em Ilhéus. Tudo foi transmitido ao vivo, aos moldes da WSL, que organiza o surfe mundial. Nosso evento também teve a chancela da Confederação Brasileira de Surfe, órgão máximo do esporte no Brasil”, acrescentou França.

O Oscar rendeu homenagem a 32 personalidades que contribuíram para a construção dessa história. Durante a solenidade foi feita uma homenagem póstuma aos atletas ilheenses que levaram a modalidade a outras praias baianas e brasileiras.

“Um evento muito importante para homenagear os grandes atletas e celebrar meio século de prática da modalidade, reunindo a galera das antigas e a nova geração do surfe baiano”, comentou Taiwan Chan, de 21 anos, vencedor na categoria Open.

ilhéus; surfe; 50 anospor Sucom