A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) iniciou seus exercícios regulares de dissuasão nuclear nesta segunda-feira (17), em um contexto de tensões com a Rússia por ameaças veladas de usar armas atômicas de Moscou para defender seu território.

A aliança militar insistiu em que se trata de um “treinamento recorrente e rotineiro”, que durará até 30 de outubro, e que havia sido planejado antes de Moscou invadir a Ucrânia, em fevereiro. Portanto, não está relacionado à situação atual.

O exercício inclui bombardeiros de longo alcance B-52. No total, cerca de 60 aeronaves realizarão voos de treinamento sobre a Bélgica, o Reino Unido e o mar do Norte.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, rejeitou qualquer pedido de cancelamento do exercício depois que o presidente russo, Vladimir Putin, intensificou sua retórica nuclear.

“Seria um sinal muito errado se de repente cancelássemos um exercício de rotina planejado há muito tempo devido à guerra na Ucrânia”, disse Stoltenberg na semana passada.

A Otan diz que não detectou nenhuma mudança na postura nuclear da Rússia, apesar da linguagem mais dura do governo russo.