O Calendário do PIS 2015 deve ser divulgado em breve para todos os trabalhadores brasileiros que possuem o direito a este beneficio no valor de um salário mínimo (R$ 788,00).
Muitos são os que perdem o direito por não saberem a data de pagamento do PIS. O calendário do PIS é informado anualmente pelo MTE (Ministério do Trabalho).
PIS E PASEP, O Que São E Para Servem?
O Programa de Integração Social, PIS foi criado com o objetivo de integração do empregado na vida e no desenvolvimento da empresa, visando assim, uma melhor distribuição de renda. Ele foi criado nos anos 70. A diferença entre o PIS e o PASEP é que o PIS é para o trabalhador de empresas privadas e o PASEP para funcionários públicos.
O PIS/PASEP é uma contribuição de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas e tem o objetivo financiar o pagamento do seguro desemprego e o abono salarial para trabalhadores com registro em carteira quem ganham até dois salários mínimos.
Quem Tem Direito PIS 2015
Tem direito a receber o abono salarial do PIS 2015 todos os trabalhadores que:
Estejam cadastrados no programa PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, portanto, cadastrados até 2010.
Tenham recebido até dois salários mínimos (R$ 1.448,00) de remuneração media mensal em 2014, que é o ano base para efeito de pagamento do PIS 2015.
Tenham trabalhando com carteira assinada por 30 dias, consecutivos ou não, para empregador que seja contribuinte do PIS/PASEP
Tenham seus dados informados corretamente RAIS 2014 – Relação Anual de Informações Sociais, e enviado em data exigida em lei ao Ministério do Trabalho.
Mas é bom saber que nem todo trabalhador mesmo que tenha carteira assinada e que recebe até dois salários tem direito ao PIS. Veja abaixo a relação daqueles que não recebem o abono salarial do PIS
Trabalhador urbano que tenha vinculado a empregador Pessoa Física
Diretor sem vinculo empregatício
Empregado domestico
Menores aprendiz
Calendário Do PIS 2015
O pagamento do PIS 2015/2016 inicia em julho de 2015 e vai até junho de 2016. E para quem tem conta na Caixa corrente ou poupança, recebe antes do calendário do PIS 2015. Portanto fique ligado na divulgação do Calendário do PIS 2015/2015 para não perder a data de pagamento. Continue acessando: www.jornaldoradialista.com.br
Se por acaso o trabalhador não sacar o PIS até a data estipulada no calendário, ele perde este direito, ou seja, deixa de receber o PIS que retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Em breve estaremos divulgando o Calendário do PIS 2015/2016, mas como muitos ainda não receberam o PIS 2014/2015 saiba que tem até 30 de junho deste ano para sacar.
Qualquer dúvida procure o Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.