Celebrando o dia mundial do Teatro e do Circo, o Grupo Teatro/Circo Maktub vai passear pelos bastidores de um dos eventos mais importantes da palhaçaria do sul da Bahia.  O minidocumentário Palhasseata de Ilhéus: um sonho acordado estará disponível neste sábado, 27 de março, no canal www.youtube.com/ grupoteatrocircomaktub. A iniciativa faz parte do projeto Festival Palhasseata de Ilhéus e conta um pouco da história do movimento artístico surgido em 2011.

            A Palhasseata de Ilhéus nasceu como um instrumento de diálogo entre artistas independentes de Ilhéus e região. Em homenagem ao Dia Mundial do Palhaço, celebrado em 10 de dezembro, o  evento contou com seis edições. Antecedendo o cortejo que animava as ruas do Centro da cidade, eram realizadas atividades artístico-pedagógicas, como oficinas de palhaçaria, palestras, exibições de vídeos, exposições de fotos e figurinos.

No minidocumentário, é possível passear pelos bastidores e por dentro da Palhasseata, dando uma sensação ainda mais completa de presença. “As imagens foram captadas a partir de ângulos que só as palhaças e os palhaços acessam. O expectador, testemunha por essência, vai poder experimentar a participação pela agitação da câmera. É tudo muito onírico, tanto para quem integra o cortejo quanto quem é surpreendido na rua pela multidão de palhaços”, adianta o diretor geral, Fábio Nascimento.

            A produtora do Festival Palhasseata de Ilhéus, Larissa Paixão, afirma que a realização do projeto só foi possível graças às diversas parcerias. “É um evento que requer muito trabalho na sua elaboração e produção. Para além do que fica a cargo do Grupo Teatro/Circo Maktub, contamos com a participação dos artistas para a materialização de todo esse trabalho”, completou.

Além do vídeo a ser lançado, o Festival Palhasseata de Ilhéus já realizou uma série de lives com grupos e palhaços da região sul-baiana. O ponto alto do projeto será a transmissão ao vivo marcada para o dia 10 de abril. A partir das 14 horas, o público poderá conferir uma série de números circenses, dança, música e artes plásticas, além de homenagens a personalidades do universo circense da Bahia. O link para a transmissão ao vivo será disponibilizado no perfil do Instagram @teatrocircomaktub e transmitido pelo canal do YouTube.

O projeto Festival Palhasseata de Ilhéus  tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.