O empresário Valderico Junior, presidente do Democratas em Ilhéus, está muito feliz com a chegada da ativista social Cauanna Prado ao partido. Na avaliação do dirigente, com a nova correligionária, o DEM ganha mais força e qualidade para debater os desafios da saúde pública no município.

Aos trinta anos, Cauanna Prado é uma defensora do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes de chegar ao DEM, foi coordenadora da Policlínica do Município de Ilhéus, onde tentou inserir práticas de atendimento humanizado. Criou um projeto que recolhia doações para servir café da manhã aos pacientes. “Era importante para quem vinha de outras cidades ou bairros afastados e não tinha nada para comer. Tudo simples, um café, biscoito e bolo; às vezes, um iogurte”.

A Câmara de Vereadores de Ilhéus tem dezenove cadeiras, todas ocupadas por homens. Cauanna avalia que isso é consequência, em parte, da “cultura retrógrada de que mulher não vota em mulher”. Por outro lado, acredita que estamos no “momento da revolução das mulheres na política”.

Pré-candidata a vereadora pelo DEM, Cauanna Prado deseja aperfeiçoar na Câmara a fiscalização das contas públicas, especialmente dos recursos da saúde. Argumenta que, durante a pandemia da Covid-19, o controle social é ainda mais relevante. Como exemplo de caso que merece atenção da sociedade, citou o contrato da Prefeitura de Ilhéus para uma compra de quinhentos mil reais de álcool em gel.

Ao emitir sua opinião sobre Valderico Junior, a ativista destacou a capacidade de liderança e administração do presidente municipal do DEM. “Junior tem posicionamento, defende suas ideias com firmeza e sabe administrar. Também estuda, gosta de aprender e pensa a cidade a longo prazo”.