Na última terça-feira (17) pela manhã, foi inaugurado em Ilhéus, no antigo Posto de Saúde do Iguape, o primeiro Centro Integrado de Inclusão Social (CENIS). Em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, o centro foi criado após requerimento do vereador Pastor Matos e tem como objetivo a integração de diversos serviços em um único lugar.

Na área social, por exemplo, serão oferecidos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com crianças, adultos e idosos. No mesmo local, funcionará também o Posto de Saúde da Família (PSF) e, ainda, ações de formação e educação, como o projeto Canto da Leitura e a coordenação da criação de hortas comunitárias nas escolas municipais e estaduais de Ilhéus.

Na ocasião da inauguração, o idealizador do CENIS, vereador Pastor Matos, parabenizou o Prefeito Mário Alexandre, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Lukas Paiva, e todos os seus colegas vereadores pela implantação do novo centro, agradecendo às Prefeitura e Câmara de Vereadores pela parceria. “Para nós é uma honra muito grande, neste primeiro mandato, trazer um projeto dessa natureza à nossa comunidade em parceria com o Executivo”, afirma o vereador. O parlamentar chama a atenção também para a reutilização do espaço que, se não fosse a implantação do projeto mencionado, estaria sem uso e proavelmente abandonado. “No futuro, esperamos conseguir abranger mais bairros e distritos de Ilhéus com novos CENIS, exercitar este olhar e ter mais sensibilidade para propor ideias que realmente façam a diferença no cotidiano da comunidade. Desta forma, todos abraçam a proposta e o envolvimento de todos garante o sucesso do trabalho”, conclui o edil.

Funcionará ainda no CENIS o Centro de Referência Inclusão Social (CRIE), o Grupo de Apoio das Pessoas com Deficiência (GAPDEFI), a Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (AMEI) e ainda inscrições para atividades de esporte e lazer para a comunidade.

O centro fica aberto de segunda à sexta, das 08h às 17 horas, com demandas espontâneas e busca ativa realizada pelas equipes multidisciplinares.

Ainda estiveram presentes ao ato de inauguração, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, o superintendente do Fundo Gestor da SDS, Rubenilton Silva; o secretário de Relações Institucionais, Sérgio Souza; a deputada estadual, Ângela Sousa; e o vereador, Jerbson Moraes.

Atendimentos – Durante a inauguração, foi realizado um mutirão com os atendimentos médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Depressão, Direitos Humanos, Drogas, Auto Estima, Violência Contra à Mulher. Houve também atendimentos de pesagem e cadastro do bolsa família, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, benefício de prestação continuada (BPC), passe livre, cartão do idoso, segunda via da identidade e certidão de nascimento, serviços Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram) e serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).