Uma parceria inédita na Bahia – entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a empresa 911 Bombeiros – tem otimizado os atendimentos de urgência no município de Lauro de Freitas. Com cerca de200 mil habitantes, é considerada uma cidade de risco por ter em suas proximidades um aeroporto, duas rodovias e um polo petroquímico, além da vocação turística de toda a Linha Verde e Litoral Norte, o que estimula um grande fluxo de veículos e pessoas, cenário propício para acidentes. A parceria, válida até 2016, foi formalizada por meio de acordo entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas e a 911 Bombeiros, e disponibiliza bombeiros civis para otimizar e agilizar os atendimentos de urgência em situações que exijam resgate de vítimas, de forma integrada.

O Samu é o serviço responsável pelo atendimento médico de urgência em todo o país. Com unidades básicas e avançadas, e equipe de Lauro de Freitas é composta por socorristas, médicos, técnicos de enfermagem, técnicos motociclistas, condutores e enfermeiros. As equipes de bombeiros civis da 911 Bombeiros atuam com estes profissionais em acidentes com vítimas, que envolva veículos em via pública, ou  situações em que sejam necessárias operações de resgate. Os procedimentos iniciais incluem a avaliação de risco e o isolamento da área, para afastar os curiosos e facilitar a chegada da ambulância ao local. A população pode solicitar o serviço ligando para 192.

O coordenador-geral do Samu em Lauro de Freitas, Rogério Vieira, destaca a importância da parceria, que ocorre sempre às sextas-feiras, dia critico por conta do maior número de pessoas e veículos na cidade. “Acho importante esse trabalho entre poder público e empresa privada. Tenho avaliado de forma muito produtiva, principalmente por Lauro de Freitas ser uma cidade de risco. Na nossa estrutura temos uma unidade básica e uma avançada, além de uma motocicleta. Com a chegada da 911, passamos a contar com outras motocicletas, o que otimiza as ações, com a chegada rápida até o local do acidente”, avalia.

Proprietário da empresa 911 Bombeiros, o comandante Glauber Moraes acredita que a presença de bombeiros pode ser decisiva para o sucesso de uma operação. “Se eles (os profissionais do Samu) encontram uma zona quente, que são situações de perigo, eles não podem fazer nada, pois não possuem o conhecimento técnico de resgate. Nossa equipe entra justamente neste cenário, para resolver a situação. Além disso, os treinamentos que sempre realizamos, para padronizar o atendimento, são essenciais para estabilização do acidentado, o que é fundamental em situações de emergência”, ressalta.

Parceria – A parceria, que segue até o final de 2016, envolveu dirigentes da empresa 911 Bombeiros, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do município. “É importante destacar que os treinamentos são constantes, buscando sempre novas técnicas, o que faz com que os profissionais envolvidos estejam sempre preparados para atuar em diversas ocorrências, sejam elas quais forem. Também acredito que a comunidade ganha muito com isso, pois terá um atendimento rápido e qualificado”, avalia Vieira.