Com o objetivo de ampliar e fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas em ilhéus, o vereador Pastor Matos (PSD) solicitou ao prefeito Mario Alexandre que sejam colocados em funcionamento três conselhos municipais atualmente inativos.

Através dos Requerimentos Nº 303, 304 e 305 de 2017, aprovados por unanimidade dos vereadores na sessão desta terça-feira (17), o parlamentar reivindicou a ativação do Conselho Municipal de Política Sobre Drogas, do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Os órgãos foram criados entre os anos de 2009 e 2011, porém até o momento não entraram em funcionamento.

De acordo com o vereador Pastor Matos a iniciativa parte da necessidade de se unir esforços para combater o crescente índice de violência associada ao uso de substâncias entorpecentes na realidade regional. “Sabemos que as drogas hoje têm desestruturado muitas famílias e infelizmente os idosos, por serem mais vulneráveis, acabam sofrendo com inúmeras formas de violência. A contribuição efetiva dos conselhos competentes sem dúvida nenhuma  vai somar muito mais esforços para combater desses males”, observou o vereador.

Na oportunidade o edil destacou também o fator econômico que precisa ser revitalizado no município sendo fundamental o auxilio especializado dos conselheiros junto ao governo. “Sabemos que os conselhos são uma das principais ferramentas de participação popular e de formulação de propostas de melhoria para nossa cidade, mas lamentavelmente muitos deles ainda não saíram do papel. Ilhéus não pode negligenciar a importância desses órgãos de auxilio para a estrutura governamental” concluiu o vereador Pastor Matos.

Conselhos Municipais: são órgãos colegiados compostos por representantes do governo e da sociedade e devem fazer reuniões  periodicamente para discutir planos de ação, diretrizes e soluções para o melhor funcionamento da política do município. O auxilio prestado pelos conselheiros à administração púplica municipal é fundamental para potencializar ações de melhoria da qualidade de vida da sociedade e também para promover mais engajamento social e cidadania.