A Secretaria Municipal de Gestão e Tecnologia da Prefeitura de Ilhéus informa que transmitiu todos os dados da Relação Anual de Informação Social (Rais) para o Ministério do Trabalho e Emprego, dentro do prazo legal, no dia 17 de abril, com todas as informações exigidas por lei, para que os servidores municipais e trabalhadores de empresas privadas possam realizar o saque do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), que teve o pagamento antecipado pelo governo federal para os nascidos entre julho e dezembro.

Trabalhadores em todo o Estado da Bahia estão encontrando problemas para realizar o saque do PIS, seja por valor incompleto ou indisponível, é o que informa uma reportagem do G1 Bahia.

De acordo com a pasta da Gestão e Tecnologia da Prefeitura, o Município de Ilhéus emitiu todas as informações, não havendo qualquer falha ou descumprimento. O atraso gerado para o pagamento de trabalhadores em todo o Estado pode ser decorrente em uma demora no processamento das informações da Rais pelo órgão responsável, constantes no banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Tem direito ao abono salarial do PIS os trabalhadores de empresas privadas que recebem no máximo dois salários mínimos por mês e que estejam cadastrados no Programa de Integração Social no mínimo há 5 anos.