Horas, dias e até meses sem ver ou ter contato com seus familiares e amigos. Uma rotina repleta de plantões exaustivos e muita doação nesse momento em que o mundo enfrenta uma pandemia. Assim tem sido a vida dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19. Em Ilhéus essa realidade não é diferente e pensando na valorização e no reconhecimento do serviço prestado pela categoria, o vereador Ivo Evangelista (Republicanos) apresentou o Projeto de lei nº 033/2021, que autoriza a Prefeitura de Ilhéus a instituir gratificação extraordinária aos servidores da saúde durante a vigência da calamidade de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19).

De acordo com o Projeto de Lei, a gratificação extraordinária de Combate ao Covid-19 não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões. Segundo o artigo 3º, “os critérios de concessão e os limites da gratificação de que trata esta lei serão fixados em ato do Poder Executivo”.

“O reconhecimento do importante trabalho se deve justamente pelo empenho que os profissionais estão demonstrando no cuidado com a população. Identificamos alguns profissionais que estão trabalhando a semana inteira. Ressaltamos, que nenhum tipo de benefício ou vantagem poderá pagar o belo trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde nesse momento”, salientou o parlamentar.