Uma abordagem policial truculenta com agressões a um homem com aparentes problemas mentais chocou moradores da cidade de Itamaraju, no extremo sul do estado.

A ação ocorreu no bairro Cristo Redentor na manhã de segunda-feira (06) e foi registrada pelas pessoas que acompanhavam a abordagem. O vídeo viralizou nas redes sociais.

Nas imagens é possível ver o homem levar socos nas costas e na cabeça quando ele começa a tirar a roupa diante dos policiais. As pessoas reclamam da atitude afirmando que o rapaz tem problemas mentais.

“Não pode levar o cara, deixa o cara aí. Mas não pode espancar o cara”, diz uma das pessoas.

No momento em que o homem volta a se despir e ser agredido novamente, uma das pessoas fala sobre a falta de lucidez da vítima. “Um homem desse está certo? Um homem desse tem juízo?”, questiona. Em seguida, a mesma pessoa lamenta as cenas de violência. “Poxa, eu fico irritado com isso”.

O comando da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itamaraju) emitiu nota informando que vai abrir um procedimento para apurar a conduta dos policiais envolvidos no fato. Os policiais foram atender uma ocorrência policial.

Na nota, o comando da 43ª CIPM afirmou que “não compactua com excessos que porventura venham a ser praticados por algum dos seus integrantes no exercício da atividade policial militar e reitera que a situação em questão será devidamente apurada, sendo assegurado aos envolvidos o direito à ampla defesa e ao contraditório”.