A comunidade do Repartimento, situada na zona rural de Ilhéus, foi beneficiada com o atendimento em vários serviços de saúde e de assistência social durante mutirão realizado no sábado, dia 25, pelas secretarias de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Ilhéus. A ação, que também incluiu famílias das localidades de Couto e Santo Antônio, proporcionou aos moradores consultas gratuitas em diferentes especialidades médicas, como cardiologia, pediatria e clínica geral, além de atendimento com enfermeiros e auxiliares de enfermagem, do Programa Bolsa Família, Cad Único, assistência jurídica e psicossocial.

O mutirão foi realizado na escola municipal da localidade e disponibilizou também exames preventivos de câncer ginecológico, de pressão arterial e glicemia, vacinação contra poliomielite e sarampo, além de testagem de ISTs (infeções sexualmente transmissíveis), como HIV, hepatite e sífilis. A ação foi conjunta entre os setores de Vigilância à Saúde e de Atenção Básica da Sesau, e contou com a supervisão do secretário de Saúde, Geraldo Magela. Houve também a vacinação contra raiva em cães e gatos, realizada por uma equipe do Centro de Zoonoses.

Segundo informações da médica Valéria Campos, foram detectados muitos pacientes que estavam sem acesso a cirurgias e com diabetes muito alto. “Então, hoje estamos fazendo uma triagem, principalmente dos diabéticos e hipertensos, pacientes com enxaqueca, crianças com problemas de visão, outros que necessitam de atendimento psicológico, além de encaminhamentos para cirurgias”, acrescentou.

O trabalhador rural Wallace Leandro aproveitou a oportunidade e levou seus quatro filhos para vacinar contra a contra poliomielite e sarampo, além de pesagem e cadastro no Bolsa Família. A dona de casa Neumira Souza havia feitos seus exames, há cerca de dois meses, mas ainda não tinha conseguido apresenta-los ao médico. “Ai, o administrador daqui informou que vinha uma médica pra aqui e hoje eu consegui abrir o exame e, em nome de Jesus, não deu nada”, comemorou após a consulta.

O secretário de Saúde, Geraldo Magela, afirmou que “a ideia do prefeito Mário Alexandre é realmente reorganizar o sistema de saúde de Ilhéus. Com apoio do Governo do Estado, estamos reformando as unidades de saúde, contratando mais médicos, organizando estruturas que não estavam tão adequadas, adquirindo mais materiais, então, a gente acredita que esses mutirões vão reduzir a demanda, ou seja, criar condições para a população ter um atendimento melhor. ”

A diretora de Atenção Básica do Município, Érica de Jesus, destaca a importância de ações como essa em localidades interioranas do município. “Identificamos que muitas regiões na zona rural estavam carentes, por isso resolvemos levar atendimento médico para estas localidades, com o programa Saúde em Ação”, salientou.