O jovem sociólogo, professor da UNEB, e pré-candidato à Prefeitura de Salvador pelo PSOL, Fábio Nogueira, lança na noite desta sexta-feira (8), a partir das 18hs, o livro “Clóvis Moura: Trajetória Intelectual, Práxis e Resistência Negra”, na Casa Amarela, sede do PSOL Bahia, localizada no Campo Grande, em frente ao antigo Hotel da Bahia. O evento irá contar com as presenças de militantes do movimento negro, pré-candidatos a vereadores, lideranças comunitárias de Salvador, personalidades do cenário político baiano e do professor de Comunicação da USP Dennis Oliveira que irá fazer a apresentação do livro.
O sociólogo Fábio Nogueira explica que a obra analisa a formação do pensamento de Clóvis Moura buscando entender a trajetória de vida do intelectual negro associada à produção acadêmica. Nogueira salienta que o historiador Clóvis Moura deu ênfase ao fenômeno da resistência negra à escravidão a partir de uma perspectiva militante. Nogueira lembra que Moura escreveu mais de 20 livros nas áreas de História, Sociologia e Literatura.
” Clóvis Moura foi um autor que, infelizmente, ficou esquecido pelas Academias brasileiras. Um autor importante para entendermos o significado do quilombos à resistência à escravidão. Entendermos o papel ativo dos negros no processo de luta contra o sistema escravocrata no Brasil. Clóvis Moura, na minha opinião, é o intelectual negro mais importante do Brasil!”, destaca Fábio Nogueira.
Fábio Nogueira é militante do Círculo Palmarino, instituição do movimento negro nacional, possui mestrado pela Universidade Federal Fluminense sobre “ O Pensamento do Intelectual Negro Clóvis Moura” e doutourado em Sociologia pela USP onde defendeu a tese intitulada “Intelectuais da Raça de Cor, Nacionalismo e Afrocubanismo (1912-1945)”. Além disso, é autor do livro de poesias “Porto”, lançado no CEAO- UFBA.
ASCOM PSOL BA Jaqueline Barreto (71) 98788-7261\991337802






Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.