O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou ordem de serviço, na manhã desta quarta-feira (29), no Centro Administrativo, para o estudo ambiental do aterro de Itariri, situado na rodovia BA-262, trecho que liga a cidade a Uruçuca. O serviço será realizado pela empresa Projeta Engenharia.

O Município iniciou os serviços de requalificação do aterro sanitário de Itariri no segundo semestre de 2018. A partir de agora, a Projeta Engenharia assume compromisso de realizar o estudo ambiental, projetos, planos de operação e de recuperação do aterro de Itariri.

Segundo a engenheira ambiental e do trabalho, Aline Cavalcante Pires, a equipe da Projeta estive no aterro para conversar com algumas pessoas e conhecer a realidade local. “Temos plano de inserção dos catadores nesse projeto”, ressaltou.

O prefeito considera esta etapa muito importante para sanar as atuais dificuldades do governo municipal de descarregar lixo no local. “Através de muito trabalho e parceria com o Governo do Estado, por meio da Conder, estamos nesse pacto de transição para que nosso aterro seja visto com outros olhos. Ao virem as imagens, poderão comparar como era o aterro e como está, percebendo a diferença atual, fruto do trabalho e parceria”, comemora Mário Alexandre.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Hermano Fahgning, o trabalho de requalificação do aterro sanitário representa responsabilidade ambiental e social para com as pessoas que tiram o seu sustento em Itariri. “O local já tem cara de aterro sanitário e não mais de lixão. Agora, com o início dos serviços da Projeta Engenharia, vamos ter um diagnóstico e poder seguir com um trabalho técnico, profissional, a fim de transformar o aterro como uma solução para o tratamento de resíduos sólidos de Ilhéus”, enfatizou.

O estudo ambiental inclui serviços de apoio técnico à operação do aterro, monitoramentos dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos), de vida útil do aterro, procedimentos de aterragem dos resíduos, apoio ao monitoramento geotécnico, treinamento de funcionários. No diagnóstico e zoneamento ambiental constam, entre outros itens, o plano de operação e disposição de resíduos e o projeto de recuperação do sistema de tratamento do chorume

O aterro –  O Aterro sanitário de Itariri ainda está sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão estadual, mas,em processo de transferência de responsabilidade para o Município, através de convênio de cogestão. O local abriga normalmente a arrecadação de lixo de Ilhéus e Uruçuca.

O ato contou com as presenças da Superintende de Meio Ambiente, Joélia Santos; secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Bruno Miranda; presidente da Coolimpa, Deizemeire da Silva, além de Odailson Aranha, representando o Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do Município de Ilhéus (GT).