A Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, em Itabuna, passará por requalificação para que volte a ser o principal equipamento público dedicado ao esporte, às práticas de atividades saudáveis e de lazer. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro depois de participar de uma audiência com o secretário Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, na quinta-feira, dia 28, em Salvador.

Augusto estava acompanhado dos secretários municipais de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, Ricardo Xavier, da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, da vereadora Wilmaci Oliveira e de assessores. As obras acontecem depois de a Vila Olímpica, no bairro São Caetano, ficar abandonada durante vários anos, tendo sido interditada pela Diretoria da Defesa Civil.

A obra de reforma e ampliação da Vila Olímpica será executada pelo Governo da Bahia e deve começar no próximo mês de março. “A população de Itabuna está ansiosa para voltar a frequentar este espaço que tem grande relevância na vida dos jovens de nossa cidade”, ressaltou Enderson Guinho, que nos primeiros dias de janeiro coordenou a roçagem e limpeza de áreas externas do equipamento.

ESTÁDIO E CAMPO AMADOR

Na audiência também foram discutidas pelo prefeito Augusto Castro e o secretário Davidson Magalhães questões burocráticas para o prosseguimento das obras de construção do campo amador, no Colégio Caic Jorge Amado, no bairro Jardim Primavera.

A intenção da Prefeitura e do Governo do Estado é concluir esta obra e entregar o quanto antes aos atletas do futebol amador”, comentou Enderson Guinho. Ele destaca que há anos o projeto vinha sendo tocado sem perspectivas de conclusão o que causava desânimo aos desportistas. “Agora com o empenho do prefeito Augusto Castro caminhamos para um final feliz”, ressalta.


Já sobre o Estádio Luiz Viana Filho, que também está interditado, a recomendação é que também tenham início obras visando sua reutilização como praça esportiva, principalmente se o Itabuna Esporte Clube for disputar o acesso ao Campeonato Baiano.

O município se comprometeu junto ao Governo do Estado em fazer a manutenção geral num primeiro momento. Em seguida, promover uma reforma ampliada para atender às necessidades do futebol amador e profissional da nossa cidade”, aduz Enderson Guinho. A recuperação de praças públicas e quadras poliesportivas dos bairros e do centro também foram abordadas no encontro.

Também estiveram presentes na audiência o assessor – técnico de Emprego e Renda da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Marcos Alves de Souza (Kiko), o assessor jurídico da Bahiagás, Wenceslau dos Santos Júnior, a chefe de Gabinete da Setre, Juremar de Oliveira.